terça-feira, 5 de abril de 2016

Giordano Bruno,mártir do pensamento

1548-1600


Filippo Bruno, mais conhecido como Giordano Bruno, foi um frade dominicano de extraordinária inteligência, teólogo,filósofo, astrônomo e matemático nascido em janeiro de 1548 em Nola,perto de Nápoles.

Antecipou e divulgou teorias que hoje,sabemos,são corretas e fazem parte da ciência moderna.
O nome Giordano foi adotado em homenagem a Giordano Crispo, seu professor de Metafísica.

Aos 15 anos Giordano Bruno entrou na Ordem dos Dominicanos,mas lá so ficou nove anos,complicados pelas idéias consideradas "heréticas". Fugiu do convento aos 24 anos. 
  

Em 1584,divulgou  conceito diverso da heliocêntrica de Copérnico- que considerava apenas um matemático- afirmando, a partir de conhecimentos astronômicos e filosóficos que o sistema solar não é o centro do universo e, sim, mero sistema de estrelas entre (hoje também sabemos) milhões e milhões de outros.
Escreveu Del Universo Infinito et Mondi, afirmando que em torno desses sóis haveria planetas como aqueles que giram à volta do Sol.
Comprou uma briga seríssima com a Igreja, que desejava ter o monopólio do conhecimento.


Acusado de ateísmo,blasfêmia(por julgar Jesus Cristo apenas um hábil mago),heresia (pela sua tese da reencarnação das almas) e pelo interesse pela magia,Bruno foi um mártir da ciência,queimado vivo,como bruxo, numa  fogueira da Inquisição em 17 de fevereiro de 1600, por defender suas idéias,após oito anos de processo em que lhe foram dadas e negadas muitas oportunidades de retratação.

  Uma estátua de bronze,erigida no século 19 ,marca no Campo de Fiori,em Roma, o local de seu suplício.


******************

Parte 1 do filme de Carlo Ponti (o texto é do site dailymotion)

"Giordano Bruno é um das grandes obras do cinema político italiano dos anos 70. Com direção precisa de Giuliano Montaldo (Sacco & Vanzetti), o roteiro mostra um dos episódios mais polêmicos da história: o processo e a execução do astrônomo, matemático e filósofo italiano Giordano Bruno (1548-1600), queimado na fogueira pela Inquisição por causa de suas teorias contrárias aos dogmas da Igreja Católica. 
Giordano Bruno tem como destaque a impressionante interpretação de Gian Maria Volonté no papel-título, a música de Ennio Morricone e a belíssima fotografia do mestre Vittorio Storaro. Um filme simplesmente indispensável". 

 http://www.dailymotion.com/video/x163ccx_giordano-bruno-filme-legendado-pt-parte-1_shortfilms 

(Parte 2- Final)
http://www.dailymotion.com/video/x163gnd_giordano-bruno-filme-legendado-pt-parte-2-final_shortfilms


 
************************************

Nenhum comentário: