terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Willis Carrier,inventor do ar condicionado

 

Louvado seja!


Nasci e me criei aqui na cidade do Rio de Janeiro - Latitude 22º 56' 36" Sul e Longitude 43º 09' 40" Oeste - o que significa ( suspeita opinião), conviver com 3 opções:  calor, calor forte e calor fortíssimo.

Tenho certeza que sofro de " summer blues",uma leve depressão sazonal- nomenclatura que adaptei  do winter blues do hemisfério norte- que o digam os que têm que conviver com meu metabolismo alterado pela canícula insuportável.

As pessoas se surpreendem quando uso roupas decotadas no inverno de São Paulo e suporto muito bem temperaturas baixas.  
Neste verão de sensação térmica 55 graus,mais do que nunca louvo o abençoado nome de Willis Carrier que tornou nossa existência mais confortável e abriu portas incontáveis para o progresso da humanidade

********
  
 Willis Havilland Carrier
(Condado de Erie,26/11/1876- Nova York 7/10/1950)  foi engenheiro mecânico e inventor do ar condicionado moderno. 

Em 1895, ganhou uma bolsa de estudos para a Universidade Cornell onde se formou em 1901 com licenciatura em engenharia mecânica.
Começou  a trabalhar para a Buffalo Forge Company, fabricante de aquecedores, ventiladores e sistemas de exaustão de ar, no departamento de engenharia de concepção de sistemas de aquecimento para secar madeira e café.

1902  marca o nascimento do ar condicionado,mas só em 2 de janeiro de 1906 foi registrada a patente número. 808897  do aparelho que que foi chamado "aparato de tratamento de ar",primeiríssimo equipamento de refrigeração.

O mês de julho de 1902 estava excepcionalmente quente e úmido em Nova York e muitas pessoas morreram vitimadas pelo calor excessivo.
A empresa Sackett-Wilhelms Lithographing  Publishing Company, em Brooklyn,estava amargando um grande prejuízo  com o excesso de umidade porque as impressoras trabalhavam com um matiz de cada vez, com um dia de intervalo para que a secagem ficasse perfeita.Com o calor, o papel ficava deformado e as cores ficavam mal alinhadas

A solução veio de  Willis Carrier, experiente em sistemas de aquecimento a vapor: bastava inverter o processo e refrigerar o ar que passava pelos tubos de água fria.

Esta água vinha de um poço profundo que se encontrava próximo da sede da empresa,
 Ventiladores forçavam o ar a passar,o que fazia baixar a temperatura, diminuir a umidade até um nível normal
Uma solução para o problema da expansão do papel  na  Sackett- melhorou as condições de trabalho dos operários e a minha, a sua, as nossas vidas

 Em 3 de dezembro de 1911,no encontro anual da Sociedade Americana de Engenharia Mecânica,Carrier apresentou o mais significante documento existente sobre o sistema de ar condicionado, a "Fórmula Psicrométrica Racional", versando sobre umidade relativa, umidade absoluta e o  ponto de "umedecimento" da temperatura,tornando possíveis as soluções para fabricação de aparelhos mais acessíveis e práticos.

Das dificuldades surgem as oportunidades

Com o início da guerra,a Buffalo Forge Company  , onde Carrier trabalhou por 12 anos, decidiu modificar seu campo de ação dedicando-se inteiramente `a manufatura de artefatos de guerra.
Em junho de 1915,sete jovens engenheiros desempregados resolveram juntar suas economias para  fundar a Carrier Engineering Corporation em Nova York   

Apesar do sucesso do empreendimento e do uso do ar condicionado para refrescar ambientes em prédios comerciais,a companhia passou por grandes dificuldades  com o crash da Bolsa de Wall Street em 1929.  
Em  1930 houve a fusão da  Carrier Engineering Corp com a   Brunswick-Kroeschell Company e a York Heating & Ventilating Corporation para formar a Carrier Corporation  com Willis Carrier como Diretor Geral
Neste mesmo ano, Carrier expandiu os negócios se associando à  Toyo Carrier & Samsung Applications no Japão e na Coréia.
Com filiais em iNew Jersey e Pennsylvania, Carrier  mudou a sede de sua empresa para  Syracuse,New York  (1937). 

A Grande Depressão diminuiu o uso residencial e comercial do ar condicionado.
Uma espécie de iglu montado na Feira Mundial de Nova York em 1939, mostrou aos visitantes as possibilidades futuras do aparelho mas, antes da completa popularização,começou a segunda grande guerra.
Somente no pós-guerra (1950) o ar condicionado começou a crescer em popularidade.

****
  
A Coréia do Sul, segundo o site Wikipedia, é o maior produtor de aparelhos de ar condicionado do mundo.  
 A Carrier Corporation foi pioneira em design e fabricação de aparelhos para grandes espaços e tronou-se subsidiária da UTC.(United Technologies Corporation) em 1980.  
Em 2007, as vendas da empresa foram da ordem de 15 bilhões de dólares empregando um exército de 45 mil pessoas  

 

Vida Pessoal

 

Carrier se casou 3 vezes (com Claire Seymour ,morta em 1912,com Jennie Martin -1939 e  Elizabeth Marsh Wise, 1964) ,mas nunca teve filhos. 

Adotou os dois (Earle e Vernon) de sua segunda mulher, Jennie.

  ****************

Nenhum comentário: