domingo, 4 de janeiro de 2015

Elvis Presley- 80 anos

Teorias conspiratórias falam de uma possível existência de Elvis na Argentina.E teria o aspecto da foto abaixo, nos dias de hoje.
É de um cartaz indagando se alguém o viu .


.
O blog  http://fatoefarsa.blogspot.com.br/ ajuda a desmitificar esta e outras lendas urbanas.
Afinal, a realidade costuma ser mais instigante do que a fantasia..




Elvis Aron Presley ( 8/1/1935) teve um irmão gêmeo idêntico,Jesse Garon Presley,morto ainda bebê  

Nasceu numa família pobre de Tupelo.Mississipi,e ali viveu até os 13 anos quando os pais se mudaram para Memphis,Tennessee.  

Trabalhou numa loja de ferragens e numa companhia fornecedora de energia elétrica,a Crown Electric Company, como motorista de caminhão.

 Durante o verão de 1953 ,juntou suas economias e gravou duas fitas-demo nos estúdios Sun,cantando. « My Happiness » e « That's when your heartaches begin », canções populares na época. 

O dono da SUN,Sam Phillips e seu assistente Marion Keisker,impressionados com o talento do caminhoneiro,o contrataram em junho de 1954 para substituir um artista que tinha saído da gravadora.  

Um dia,durante uma pausa nas gravações, Elvis começou a cantar « That's all right Mama» que foi gravado imediatamente, tendo na outra face « Blue Moon Of Kentucky”,dando início a uma carreira de brilho sem precedentes.  

Gravou mais 5 singles na SUN e as mocinhas começaram a se juntar e a ter crises histéricas a cada uma de suas apresentações. 

« I Forgot To Remember To Forget » e « Mystery Train »,alcançaran o 1º lugar na lista dos mais vendidos.
 A produção musical era intensa e Elvis começou a participar de uma emissão na tv regional: « Louisiana Hayride ». 

Cantando e tocando sua guitarra , Elvis tinha que fugir das adolescentes enlouquecidas quecercavam a emissora. . Ficou conhecido nacionalmente com participação no« Dorsey Brothers Stage Show”.Bastaram 3 programas para Elvis para firmar um contrato com a RCA,sob a supervisão do ditatorial Coronel Parker, seu agente e algoz. 

Em fevereiro do mesmo ano« Heartbreak hotel » explodiu nas paradas,levando Elvis ao “Ed Sullivan Show”que teve audiência recorde para a época ( 52 milhões de espectadores representando,80% dos aparelhos ligados) 

Sob a pressão dos moralistas, Elvis,agora conhecido como “Elvis,the Pelvis” só podia ser fimado da cintura para cima,pois os movimentos que fazia com os quadris eram considerados apologia à sexualildade  
Começou a carreira paralela no cinema, com « Love Me Tender e atuou em 31 filmes, a maioria dos quais comédias românticas baseadas nas suas performances como cantor. 

Em Janeiro de 1958 recebeu um telegrama do Exército americano, sendo convocado para servir por dois anos numa base na Alemanha. 
Ali,tratado como soldado raso, foi motorista de um sargento. Em 1960 voltou à vida civil e muitos dos seus biógrafos questionam a legitimidade da convocacão,pois Elvis era arrimo de família (pai,mãe e avó) e os tempos eram de paz .  

Parece que o objetivo era preservar a juventude americana da “má influência” erotizante do cantor.  
Muito religioso,Presley gravou mutos albuns de musica gospel,que lhe deram 3 Grammys. 
Em maio de 1967 , Presley se casou com Priscilla Anne Beaulieu, que lhe deu a filha Lisa Marie 

O casal se divorciou em 1973.

 Sete anos de ausência e « Suspicious Minds" traz o sex symbol (meio apagado pela onda britânica dos Beatles) de volta às paradas

A notoriedade dura pouco e Elvis, deprimido,isolado e angustiado,se torna um consumidor pesado de psicotrópicos.  
Tomava cerca de 25 deles por dia,o que deteriorou não só sua aparência, como a qualidade de suas interpretacões. 
 De rei do rock'n'roll tornou-se uma caricatura de crooner nos cassinos de Las vegas.
Este ícone do século XX morreu sozinho no banheiro de casa (16/8/1977),e os legistas encontraram dez tipos de drogas em seu sangue, “Graceland” foi transformada em centro de peregrinacão e recolhimento e mais de cinco mil fans-clubes estão ativos neste momento, em todo o mundo. 


Compartilho um vídeo que circula na internet e exibe a edição do último show gravado de Elvis, dois meses antes de morrer

E esta compilação de cenas inéditas (início dos 70s) descartadas de edições de shows

********************************************************

Nenhum comentário: