domingo, 25 de janeiro de 2015

55 anos da Boneca BARBIE





Parabéns pra você,Barbie
 A boneca completa 55 anos com corpinho de dezesseis

 O aparecimento de Barbie em 1959 veio substituir a boneca bebê pela boneca mulher,marcando uma mudança na socialização das meninas 

Produto típico do fim dos anos 50/princípio dos 60,Barbie se adaptou a todos os decênios porque ela mesma era materialização de uma sociedade consumeirista que estava se delineando.
Barbie é o fake, é o simulacro,num mundo que se tornou cada vez mais falso,superficial e inconsistente.É totalmente impossível existir uma figura humana normal com aquelas pernas, aqueles braços,aquela esbeltez
Barbie é o sonho das garotas, um afago na autoestima delas, que poderiam se projetar e viajar para o futuro, quando teriam busto, um namorado,etc
E é uma reflexão de cada mudança na sociedade americana (quem sabe não estará para sair a Barbie/Michelle Obama?)
Atire a primeira boneca a mãe que nunca foi atormentada para incrementar a coleção de Barbies de suas garotinhas (aqui na terra , a popularidade veio a partir da década de 70, mas eram raras e caras.Minha filha brincava com a Susie,prima pobre da norte americana)




 
   A criadora e a criatura  



Ruth Handler(1916/2002  )mulher e sócia de Elliot Handler, fundador da empresa americana de brinquedos Mattel teve a brilhante idéia de criar a boneca e batizá-la com o apelido da filha deles,Barbara.
Deu ao designer Jack Ryan a incumbência de materializar a idéia e ,já para começar,Ryan vestiu-a com uma saia godê e calça cigarrete.
A esquálida manequim Twiggy inspirou os megacílios.
Acompanhando as tendências e os movimentos sociais e políticos,vestiu-se de hippie,de roqueira,tenista,bailarina,indiana e outras vieram :as Barbies étnicas. Descolou um namorado,o Ken,esteve grávida com o bebê aparecendo a um simples toque para "abrir a barriga'.Em seguida,vieram carros,apartamentos,cozinhas,banheiros,salões de beleza,resorts,academias de ginástica,uniformes escolares.
É uma fonte inesgotável de royalties,inspiradora dos novos cânones estéticos.
Sempre peruíssima,exibiu todos os perfis das mulheres contemporâneas, vestida por grandes nomes como Christian Dior e Giorgio Armani.
Cerca de 120 milhões de Barbies são vendidas anualmente.
O visual foi inspirado numa personagem alemã de histórias em quadrinhos chamada Lili.
Apareceu pela primeira vez na feira de brinquedos de Nova York aberta em 9 de março de 1959 e,a partir de então,tornou-se objeto de desejo de todas as meninas.


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Complete as informações do meu texto lendo a
matéria  de Melina Dalboni publicada no Caderno ELA de  O GLOBO,24/1/2015


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