domingo, 14 de setembro de 2014

Pilates e seu método de prática física


Conheça um pouco da história e conceitos básicos do método pilates

 


 Joseph Hubertus Pilates nasceu em 9 de dezembro de 1883 em Mönchengladbach,na Alemanha.

Inventor do método de fitness que leva seu nome
Sofria de má formação do tórax e lutou contra sua doença tornando-se esportista.
Começou a estudar, como autodidata, anatomia e fisiologia humana e fundamentos de medicina oriental. desenvolveu exercícios em aparelhos inventados por ele e criou seu próprio método 

Praticou esqui, mergulho,yoga,boxe e ginástica.

Durante a 1a.Guerra Mundial,Pilates inventou muitas máquinas para fazer exercícios,aproveitando partes dos amortecedores dos carros alemães.Assim procurava recuperar os soldados feridos.
Terminada a guerra, mudou-se para os Estados Unidos, onde aperfeiçoou sua técnica e suas máquinas.

As aulas do Método Pilates no Brasil usualmente têm duração de 1 hora em aparelhos próprios (pilates studio) ou no solo(mat pilates).

Morreu em Nova York em 22 de outubro de 1967,aos 83 anos.Durante mais de 40 anos dividiu o espaço de seu estúdio com a mulher, Clara,falecida em 1977.



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As técnicas da conscientização corporal
O Método Pilates, desenvolvido nos anos 20 e 30 do século XX por Joseph Hubertus Pilates, pioneiro no tratamento da reabilitação física, consiste em cerca de 500 exercícios que são feitos no chão ou sobre aparelhos específicos, com aulas que costumam durar 1 hora.
Pilates o definiu como "Contrologia", a busca da perfeita harmonia entre o corpo e o espírito,olhar holístico do exercício físico desenvolvido observando alguns ítens:

O Domínio do Movimento
(crédito da imagem abaixo,à direita: site Nutribrasil)
Ele acreditava que o espírito "domina"o corpo e, para bons resultados de seu método,o controle dos movimentos deve ser o mais completo possível porque possibilita a interação do espírito com a matéria.
Do início ao final dos exercícios e na passagem de um procedimento a outro, tudo conta- e é importante que quem os pratica procure estar no domínio das ações.


A Respiração
A respiração é um dos componentes mais importantes do método. Cada exercício tem seu modo de respirar .
A inspiração/expiração profundas aumentam a capacidade pulmonar,favorecem a diminuição e relaxamento das tensões,facilitam o alongamento e a ativação muscular, permitindo assim que o praticante " administre" suas funções corporais.

A Fluidez e a Precisão, Powerhouse, a busca da energia


No Pilates,os movimentos são coordenados e devem ser precisos e controlados.Trabalham-se os músculos e as articulações para que exista uma leveza.Assim,o movimento vai se tornando mais livre,espontâneo e gracioso. A precisão é importante.

Quando você começa a praticar Pilates logo lhe ensinam a tentar aproximar o mais possível o umbigo da coluna vertebral,para a ativação das musculaturas abdominais profundas. Isso porque a base do método é tentar movimentar-se através da ativação do centro do tronco, o powerhouse.  Assim, o conjunto do corpo é trabalhado na busca de um perfeito alinhamento corporal.Para passar a um nível superior de exercícios, esses conceitos básicos devem estar bem interiorizados.


Concentração e Estabilidade

Devido a ativação constante do powerhouse, o corpo jamais se sobrecarrega durante um 
exercício, estando portanto sempre protegido contra lesões. Assim, após alguns meses de prática é visível a melhora do alinhamento da coluna, e um ganho postural como um todo.


Nesta prática corporal nada é automatizado.O espírito se compromete com cada movimento realizado pelo corpo e a visualização/mentalização do próximo exercício ajuda nosso sistema nervoso central a intuir qual a melhor combinação de músculos que deve orientar o ato.

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