quarta-feira, 30 de abril de 2014

Origem do feriado de 1º de maio




Os movimentos por um trabalho melhor remunerado e com horário mais flexível datam do século 19.
Alguns historiadores relatam um primeiro movimento grevista dos escravos construtores de uma das pirâmides do Egito,como revide aos maus tratos dos capatazes que os agrediram até a morte pela ousadia de reagir.

***

Em 1º de maio de 1886, aconteceu manifestação de milhares de trabalhadores nas ruas de Chicago,nos Estados Unidos ,com reivindicação de redução da jornada de trabalho para oito horas diárias,seguida de greve geral no país (imagem à direita).
No dia 3 de maio, houve um confronto que terminou com o saldo trágico de alguns manifestantes mortos.
No dia 4,mais manifestações. Uma bomba lançada não identificada matou sete policiais.A polícia revidou,matando 12 trabalhadores.
Esse fato passou a ser conhecido como "A Revolta de Haymarket"


20 de Junho de 1889-Numa reunião em Paris, a Segunda Internacional Socialista decidiu organizar anualmente uma manifestação com o objetivo de continuar a luta pelas 8 horas de trabalho e, em homenagem aos sindicalistas de Chicago,foi escolhido o 1º de maio, dia tornado feriado na França em 1919 e na Rússia em 1920.
Os Estados Unidos apenas chamam a data de "Dia das Oito horas" e seu feriado correspondente é no dia 3 de setemnro.
Em Portugal só em maio de 1974 ,a partir da Revolução dos Cravos, a data voltou a ser feriado,Durante a ditadura salazarista a comemoração era proibida.

 Dia do Trabalho no Brasil


Com a chegada de Getúlio Vargas ao poder(1930-1945),o Dia do Trabalho-antes considerado uma "perna" do anarquismo e do comunismo-passou a ser uma consequência do 'trabalhismo" contante nas linhas do partido do Presidente .e comemorado com festas populares, desfiles e celebrações, apresentação de corais orfeônicos, etc.
(foto:festa cívica no estádio do clube Vasco da Gama, em São Januário,Rio- 1941)
Anteriormente divulgado no dia 1º de maio, o novo salário mínimo no Brasil é,agora, anunciado em janeiro.
Importante ressaltar que em 1º de maio de 1943 foi criada a CLT, Consolidação das Leis do Trabalho.
*****************************************************************************

Nenhum comentário: