domingo, 21 de julho de 2013

Mar da Tranquilidade,Lua, 20/7/1969





"Um pequeno passo para o homem, um grande salto para a humanidade."
"Guerra Fria" foi um termo usado durante muito tempo para definir as relacões entre os Estados Unidos – e por extensão, o “Ocidente” - e a então União Soviética, que desandaram depois de 1945.  
Tratava-se muito mais de um conflito psicológico do que beligerante e que contava com um componente poderoso: a espionagem diplomática e científica.  
A conquista do espaço foi um “ingrediente” fundamental para aquecer a guerra fria. Em 1957, os russos colocaram em órbita o primeiro satélite espacial - o Sputinik. Em 12 abril de 1961, os soviéticos lançaram de Baikonur, no Casaquistão (Ásia Central) o foguete Vostok. A bordo, Yuri Alekseyevich Gagarin - major e piloto da Força Aérea Soviética. Este primeiro voo tripulado em órbita da Terra - a uma altura média de 320 quilômetros - durou cerca de 90 minutos. 
 “A Terra é azul”, disse Gagarin e estas quatro palavras passaram a fazer parte da história do conhecimento moderno. Ao voltar, a temperatura externa da cápsula chegou a mais de 1000 graus no atrito com as camadas mais altas da atmosfera. 
Ejetado da cabine, o piloto russo desceu de pára-quedas em Saratskaia (Sibéria), são e salvo.  
A resposta dos Estados Unidos não se fez esperar. Menos de trinta dias após - a 5 de maio de 1961 - o astronauta Alan Shepard realiza o primeiro vôo orbital na cápsula Freedom-7. 

Dias depois, em um histórico discurso, o presidente John Kennedy promete que, em menos de 10 anos, um outro astronauta norte-americano pisaria o solo da Lua. A partir deste compromisso político lançado como desafio, toda a estrutura tecnológica e científica norte-americana foi redirecionada para o programa espacial. 

 Assim foi iniciado o projeto Apollo, que tinha como objetivo desenvolver um foguete com potência suficiente para enviar uma nave à Lua, com 3 tripulantes. Após vários vôos experimentais- para testar equipamento e sem a presença humana -chegou o grande momento.  
Em 16 de julho de 1969, foi lançado do Centro Espacial Kennedy, na Florida, o foguete Saturno 5. 

Alguns minutos após, o módulo de comando se separou da nave, levando em seu interior os astronautas Neil Armstrong, Edwin Aldrin e Michael Collins, todos nascidos em 1930. A viagem durou 4 dias. Após darem algumas voltas em torno do nosso satélite, Armstrong e Aldrin passaram para o Eagle (Águia),o módulo lunar de pouso.

 Desacoplaram da Apollo 11, que ficou em órbita com Collins a bordo, e Armstrong manobrou na região chamada Mar da Tranquilidade, pousando em terreno plano. Eram 23h56min (hora de Brasília), do dia 20 de julho de 1969. Neil Armstrong foi o primeiro homem a pisar na Lua. O primeiro passo foi dado com um pé esquerdo tamanho 41. Neste momento, com o coração batendo 156 vezes por minuto, disse a frase que entrou para a História. Em seguida, desceu também Edwin Aldrin.


*****************************************************************

Nenhum comentário: