sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Origem do "Dia da Criança"no Brasil


 Em 1920, o deputado federal Galdino do Valle Filho,talvez na falta do que fazer, teve a singela idéia de "criar" o dia das crianças, projeto logo  aprovado pelos seus pares na Câmara.
O dia 12 de outubro foi oficializado como "Dia da Criança" pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924.

Aí...... em 1960,  a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson Johnson: a "Semana do Bebê Robusto" .
Um "Bebê Johnson" nos anos dessa década passou a ser sinônimo de criança saudável,robusta e gordinha.
E tome farinha láctea e mingaus hipercalóricos para criar o obeso de amanhã.

Outras empresas resolveram ter a sua própria "Semana da Criança", para aumentar as vendas. 
Em 1961, os fabricantes de brinquedos reunidos- e visando sempre  aumento de lucros decidiram -ajudados pelos marqueteiros de então- escolher um único dia para a promoção e ressuscitaram o antigo decreto do Deputado Galdino.

 A partir daí, o dia 12 de outubro se tornou uma data importante para o setor de brinquedos faturar bastante e incrementar o consumismo desenfreado quase às vésperas do Natal.

Dia Universal da Criança
Agora, falando sério :A ONU (Organização das Nações Unidas) escolheu o dia 20 de novembro como o Dia Universal das  Crianças, pois nessa data também é comemorada  a aprovação da Declaração Universal dos Direitos das Crianças, muito desejável, meio utópica,mas tudo bem.


***************

Nenhum comentário: