sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Josef Stalin e o Homem Macaco

Uma viagem na maionese

No final da década de 20 do século passado,Stalin (foto) estava mergulhado em grande problemática:o exército da União Soviética era despreparado para enfrentar potenciais inimigos muito bem treinados, como os alemães -e super equipados e modernos- como os americanos, décadas antes da”Guerra Fria”.
Buscando encontrar uma solução, o ditador teve uma ‘brilhante’ idéia.
Chamou Ilya Ivanovitch Ivanov ,uma sumidade no campo da hibridação animal que, no tempo do Czar (1901) ,dirigiu o primeiro centro de inseminação artificial do mundo que trabalhava com cavalos de raça e ordenou
- "Quero guerreiros. Um guerreiro é um novo tipo de ser humano invencível, insensível à dor, resistente e indiferente à qualidade de comida que for dada para ele."
Como o DNA só começou a ser decifrado nos anos 50,as técnicas de manipulação genetica eram incompletas,mas a ciência explica que a sequência de DNA dos chimpanzés é 95% compatível com a dos humanos e o código genético 99%.Assim sendo, existem especulações sobre a possibilidade de ser criado um híbrido.
Viajando na maionese tanto ou mais que Stalin,Ivanov(foto) aceitou a empreitada e decidiu cruzar humanos e símios. O governo comunista da época não tinha o menor escrúpulo em mandar e desmandar em vidas humanas.Bastaria encontrar “voluntárias” que seriam inseminadas com esperma de macacos. Por incrível que possa parecer, o grande problema era encontrar macacos que participassem na experiência absurda.
Em 1926,Ivanov foi enviado `a Estação de Pesquisa Francesa na Guiné, Africa- com um bom patrocínio:200 mil dólares – para estudar os macacos e escolher qual a raça mais compatível para fornecer esperma. Ao mesmo tempo,na Unão Soviética, foi fundado um centro de pesquisas, avalizado pelo Politburo- para acompanhar a evolução do projeto.
Depois de um retumbante fracasso na Africa(onde a mulheres “voluntárias” eram simplesmente sequestradas),Ivanov usou seus contatos no Instituto Pasteur ,de onde havia sido membro,para realizar ,nos laboratórios da instituição, a tentative de inseminar 3 fêmeas de chimpanzé com esperma humano.Sem resultados.
Humanzee
Em 1930,em Sukhumi região do Mar Negro–Georgia,usando como pano de fundo a Academia Comunista novamente injetou esperma de símios em "voluntárias". Alguns cientistas especulam que ali foi gerado o famoso híbrido,(denominado humanzee)cujos restos foram descobertos na década de 70 por trabalhadores que ,no local,construíam um playground para crianças.
Pela ótica pirada de Stalin,os mutantes seriam apenas um item do conjunto de medidas que transformariam a União Soviética na mais poderosa nação do planeta . E,sendo a mão de obra perfeita-fortes e burros-subcategoria submissa,ajudariam a implantar o novo Plano de Industrialização. O cientista Ivan Ivanov se deu mal.Pelo fracasso que custou caríssimo ao Estado foi condenado a 5 anos de prisão. Mais tarde,a pena foi comutada por um exílio na República do Casaquistão(na Ásia Central) em 1931.
Humanzees na História
Existem rumores sobre “humanzees”(foto/simulação) ao longo da História.
No século 11,São Pedro Damião, bispo e doutor da Igreja, em De bono religiosi status et variorum animantium tropologia,nos conta sobre um certo Conde Gulielmus cuja esposa tinha um macaco como amante e que o amante matou o marido num acesso de ciúmes.
O Santo explica que a história lhe foi passada pelo Papa Alexandre II e que uma criatura chamada MAIMO seria o resultado do intercurso entre a condessa e o símio.Seria uma criança humana com deficiência mental.
Durante a segunda Guerra mundial,o médico nazista Josef Mengele apavorava as vítimas de seus experimentos fazendo tortura psicológica:dizia-lhes que, durante o procedimento a que haviam sido submetidas,teriam sido impregnadas com esperma de macacos. Claro que a busca da raça perfeita não permitiria (pelo menos) essa barbaridade..
Planeta dos Macacos
O filme americano de ficção científica "O Planeta dos Macacos",baseado na obra de Pierre Boulle e dirigido por Franklin Schaffner ,parece ter se baseado na historia dos híbridos de Ivanov .
Um astronauta sobrevivente de missão espacial, aterrissa em planeta igual à Terra e descobre que uma raça de macacos falantes domina e escraviza seres humanos, que são mudos. O planeta era a Terra, ou o que restou de nossa civilização. Todas as resenhas apontam a cena final-o topo do Empire State Building destruído numa praia, como um libelo contra a Guerra Fria
E,por extensão,contra qualquer espécie de violência
***********************************************

Nenhum comentário: