quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

90 anos da criação do Partido Nazista (24/2/1920)




Página negra da história da humanidade que jamais deve ser esquecida para que não se repita.


Em memória:

*de minha avó Frieda-sobrevivente de Teresienstadt-

*de meu Tio Heinz ,falecido mês passado- que foi obrigado a pertencer `a Juventude Hitlerista.

* de meu pai Wilfried que- sendo pouco mais que um adolescente- conseguiu fugir e chegar vivo ao Brasil.
************

"No início de 1918, um partido chamado Freier Ausschuss für einen deutschen Arbeiterfrieden (Comitê livre para uma paz dos trabalhadores alemães) foi criado em Bremen, Alemanha.Anton Drexler, um serralheiro de Munique, formou uma ala deste comitê em 7 de março de1918, em Munique.
Em 1919, Drexler, com Gottfried Feder, Dietrich Eckart e Karl Harrer, mudaram seu nome para Deutsche Arbeiterpartei(Partido dos trabalhadores alemães, abreviado DAP).
Este partido foi o predecessor oficial de NSDAP, e tornou-se um dos diversos movimentos populistas que existiam na Alemanha após a derrota na Primeira Guerra Mundial.
A fim de investigar o DAP, o Serviço de Informação do exército alemão enviou um jovem cabo, Adolf Hitler, para observar as atividades do partido.
No entanto, Hitler ficou impressionado com o que viu, e juntou-se ao partido como membro número 55 (embora Hitler mais tarde afirmasse ser o "Membro número 7 do partido" para dar a impressão que tivesse sido um dos fundadores).
Ele foi, na realidade, o sétimo membro do comitê central do DAP. Neste estágio inicial,
Hitler levantou a idéia de trocar o nome do partido e propôs o nome de "Partido social revolucionário".
No entanto, Rudolf Jung insistiu que o partido deveria manter o padrão do partido nacional socialista austríaco. Em conseqüência, o DAP foi rebatizado para NSDAP em 24 de fevereiro de1920.
Outros membros iniciais do partido nazista incluem Rudolf Buttmann, diretor geral da Bayerische Staatsbibliothek (Biblioteca estadual da Baviera) e Hermann Esser, editor do jornal Völkischer Beobachter."

(fonte.Wikipedia Portugal"

*****************************
(Fevereiro,2009)
O nazismo, doutrina do Partido Nacionalsocialista Alemão dos Trabalhadores - NSDAP (Nationalsozialistische Deutsche Arbeiterpartei,) foi o regime oficial da Alemanha, de 30 de janeiro de 1933 -data da tomada do Poder por Hiltler- até 8 de maio de 1945, data da queda do Terceiro Reich.
No dia 24 de fevereiro, diante de uma audiência de cerca de duas mil pessoas reunidas na Hofbräuhaus, uma cervejaria em Munique, Adolf Hitler apresentou pela primeira vez em público as diretrizes de seu programa de governo.
O objetivo do nazismo era constituir uma "comunidade do povo alemão (Volksgemeinschaft) para exaltar a supremacia racial e cultural "ariana", com o objetivo de elevar os "alemães puros" a um patamar superior.
O Partido Nazista foi a materialização da tomada de poder e da instalação do Estado alemão racista.
Toda e qualquer mestiçagem era abominada e nesse mesmo balaio entraram os ciganos,os negros,os comunistas,os judeus,os deficientes físicos e mentais e os homossexuais
Hitler declarava em "Mein Kampf"(Minha Luta, a Bíblia do nazismo): que os judeus e mestiços deveriam ser excluídos da comunidade-e afirmava "Nas circunstâncias em que a raça pura resiste vitoriosamente, os mestiços sucumbem"


Reeducação... leia-se extermínio
Algumas categorias sociais deveriam ser "reeducadas" en campos de concentração,leia-se campos de extermínio. Os que ainda possuiam alguma força e energia,eram mandados para campos especiais (como,por exemplo,Teresienstadt,na atual República Tcheca,onde minha avó Frieda passou 3 anos e meio.. e sobreviveu)
Entre os vinte e cinco itens do programa apresentado naquele 24.2.1920 e assinado por Hitler e pelos demais fundadores do partido,muitos eram destinados aos judeus.
Por exemplo, o Artigo 4, que dizia " Só pode ser "cidadão"um irmão de raça do povo alemão (Volkgenosse).Só pode ser irmão de raça o de puro sangue alemão.Nenhum judeu pode ser irmão de raça".
Artigo 5."Quem não for "cidadão" (irmão de raça) não pode viver na Alemanha como 'hóspede", sendo submetido às leis de regulamentação para estrangeiros"
Artigo 6:"Só os "cidadãos" podem decidir sobre as leis do Estado. Pedimos que todas as funções oficiais, quaisquer que sejam, no território do Reich sejam exercidas exclusivamente pelos "cidadãos".
Artigo 7: Qualquer entrada de não alemães deve ser proibida"
e o artigo 17 já previa a possibilidade de expropriar bens, segundo o interesse da comunidade., o que preocupou bastante os proprietários simpatizantes do nazismo,pois de acordo com a veneta de Hitler tudo poderia acontecer.

Conquista de Espaço

O terceiro Reich precisava conquistar espaço (Lebensraum), quer dizer,precisava intervir e colonizar territórios europeus,para apagar para todo sempre a humilhação do Tratado de Versalhes,de 1919* e construir a "Grande Alemanha "(Áustria,Alta Silésia,a Alsácia-Lorena,os Sudetos,a Suíça alemã,etc)

*'Para assegurar o entendimento político e a paz entre os países, o Tratado assinado no salão dos espelhos de Versalhes previa a constituição da Sociedade das Nações, a redução do território alemão, a desmilitarização da Alemanha e o pagamento por parte desta de pesadas indenizações de guerra. Sendo assim, o território da Alemanha foi reduzido em 13,5% (cerca de sete milhões de pessoas) e foram-lhe retiradas as colônias ultramarinas, a Alsacia-Lorena passou a pertencer à França e o território belga alargou-se para Este, passando a possuir as áreas de Eupen e Malmedy. Para além dessas modificações no território alemão, os Sudetos passaram para a então Tchecoslováquia"
O leste europeu também fazia parte do delírio expansionista.
Outra citação de Hitler em "Mein Kampf" ;"O jovem movimento, desde seu primeiro dia,adotou o ponto de vista da necessidade de propagar suas idéias sobre o ponto de vista espiritual,mas esta propaganda,em casos especiais, deve ser imposta pela força bruta"

Em 14 de julho de 1941, o NSDAP proclamado partido único,Hitler foi indicado como Chanceler pelo presidente Hindenburg.
Muitas organizações e ligas (como as de médicos e juristas) engrossaram as fileiras do Partido,junto com a Juventude Hitlerista, ( Hitlerjugend)à qual- a partir de 1º de dezembro de 1936- todos os meninos e meninas eram obrigados a pertencer-como meu querido Tio Heinz, que sobreviveu- agregando mais cerca de cinco milhões e meio de membros.
Essa frente de trabalho ( Deutsche Arbeitfront), ficava a cargo de Robert Ley e o final da loucura arranjada,orquestrada e regida pelo Gênio do Mal Adolf Hitler, todos nós conhecemos.
**********************************************************


Nenhum comentário: