quinta-feira, 14 de maio de 2009

Parabéns pra você,Barbie

Se você estiver na cidade  São Paulo,ou se tem viagem agendada para lá até 31 de julho de 2009,não perca a exposição comemorativa dos 50 anos da bonequinha.Fica no 3º andar do Shopping Cidade Jardim.
Acho  que os adultos curtem   tanto ou mais do que as crianças, que possuem uma sala multimídia  todinha para elas com casinhas, acessórios e bonecas `a disposição.
Ali estão as 540 Barbies do acervo de Carlos Keffer , também Curador da mostra.Entre elas um exemplar da primeiríssima, fabricada em 1959.Palestras e exibições de filmes acontecerão enquanto durar   o even
to.
Museu Encantado da Barbie
Até 31 de Julho,
De terça a sábado, das 10h às 21h, e aos domingos, das 12h às 18h. Shopping Cidade Jardim -
Avenida Magalhães de Castro, 12000 - Cidade Jardim
Telefone: (11) 3552-1000
Ingresso: Grátis
,,,,,,,,,,,,,,,,
A boneca completa hoje 50 anos com corpinho de dezesseis
(9 de março,2009)  
O aparecimento de Barbie em 1959 veio substituir a boneca bebê pela boneca mulher,marcando uma mudança na socialização das meninas
Produto típico do fim dos anos 50/princípio dos 60,Barbie se adaptou a todos os decênios porque ela mesma era materialização de uma sociedade consumeirista que estava se delineando.
Barbie é o fake, é o simulacro,num mundo que se tornou cada vez mais falso,superficial e inconsistente.É totalmente impossível existir uma figura humana normal com aquelas pernas, aqueles braços,aquela esbeltez
Barbie é o sonho das meninas, um afago na autoestima delas, que poderiam se projetar e viajar para o futuro, quando teriam busto, um namorado,etc
E é uma reflexão de cada mudança na sociedade americana (quem sabe não estará para sair a Barbie/Michelle Obama?)
Atire a primeira boneca a mãe que nunca foi atormentada para incrementar a coleção de Barbies de suas garotinhas (aqui na terra , a popularidade veio a partir da década de 70, mas eram raras e caras.Minha filha brincava com a Susie,prima pobre da norte americana)

 
   A criadora e a criatura
  Ruth Handler(1916/2002 -foto)mulher e sócia de Elliot Handler, fundador da empresa americana de brinquedos Mattel teve a brilhante idéia de criar a boneca e batizá-la com o apelido da filha deles,Barbara.
Deu ao designer Jack Ryan a incumbência de materializar a idéia e ,já para começar,Ryan vestiu-a com uma saia godê e calça cigarrete.
A esquálida manequim Twiggy inspirou os megacílios.
Acompanhando as tendências e os movimentos sociais e políticos,vestiu-se de hippie,de roqueira,tenista,bailarina,indiana e outras vieram :as Barbies étnicas. Descolou um namorado,o Ken,esteve grávida com o bebê aparecendo a um simples toque para "abrir a barriga'.Em seguida,vieram carros,apartamentos,cozinhas,banheiros,salões de beleza,resorts,academias de ginástica,uniformes escolares.
É uma fonte inesgotável de royalties,inspiradora dos novos cânones estéticos.
Sempre peruíssima,exibiu todos os perfis das mulheres contemporâneas, vestida por grandes nomes como Christian Dior e Giorgio Armani.
Cerca de 120 milhões de Barbies são vendidas anualmente.
O visual foi inspirado numa personagem alemã de histórias em quadrinhos chamada Lili. Apareceu pela primeira vez na feira de brinquedos de Nova York aberta em 9 de março de 1959 e,a partir de então,tornou-se objeto de desejo de todas as meninas do mundo.

Um comentário:

noticias disse...

Nós somos um companhia. de publicidade de texto. nós somos dispouesto pagar um qty grande quantidade elevar de dinheiro , em torno de que pongas publicidade nossa em tussss blogs. Nossa brando honesto a partir de 12 Moeda única Europeia mensuales,. dependendo do Eu numero de blogs. Ponte em influência com nós urgentemente , tu próprio Eu saio mis ela telefones , em torno de quer a mim você quer aclamação. 963237791/644231384 Espanha. MERCADO DE ZURIQUE correio eletrónico : pnclevante.comercial@yahoo.es Saudações , nós esperamos um resposta