segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

Popeye completa 90 anos - Trilogia persongens HQ . 1



Popeye -que "caiu " em domínio público em 5/1/2009 ,pouco antes de se tornar octogenário- agora completa 90. 

O marinheiro,tempos atrás,causou grande polêmica nos Estados Unidos, ao estrelar o comercial do suco de laranja Minute Maid e trocar sorrisos cúmplices e gestos de carinho com seu arquiinimigo Brutus.

Os dois brincam juntos num balanço e numa gangorra e, depois, Popeye cobre Brutus de areia numa praia - entre sorrisos e olhares meigos.
No final, passeiam numa bicicleta de dois lugares, com o testemunho de uma Olívia Palito estarrecida.
A trilha musical, muito espirituosa, é de duplo sentido.

O comercial - insinuando uma relação afetiva - é obra do diretor de criacão, Dave Linne (acho que foi exagero,forçação de barra)
 Confira,leitor

https://www.youtube.com/watch?v=cCcYyB3OSQc 

*******  
 Popeye nasceu em 19 de janeiro de 1929, na história em quadrinhos Thimble Theater publicada pelo King Features Syndicate - uma empresa criada em 1915 pelo magnata da comunicacão William R. Hearst (1863-1951) para comercializar os quadrinhos (syndicates).

Seu criador e ‘”pai biológico” foi o cartunista Elzie Crisler Segar (1894-1938)

Fumante compulsivo de cachimbo (símbolo fálico?), nanico e aparentemente sem dentes,Popeye começou como simples coadjuvante e foi tamanho seu sucesso que o público exigiu que se tornasse astro de primeira grandeza.

Um elenco de apoio foi logo criado como pano de fundo para o marinheiro mercante de voz rouca: Brutus, uma personalidade troglodita com quem Popeye competia pelo amor de Olívia.
 A namorada Olívia Palito esquálida,   e – quem sabe? - anorética que sempre deu super mole para Brutus, costumava gritar na hora H,quando o grandalhão investia : “Socorrooooooo,Popeeeeeeye”.

Para equiparar o que seria uma luta desigual, depois de apanhar além da conta, o marinheiro consumia latas de espinafre que o tornavam invencível.

 Também integram a família :Gugu. o sobrinho (ou filho adotivo) revoltado querendo mais independência, Pimpão, o amigo folgado e aproveitador, louco por hamburgers,
 malvada Bruxa do Mar.Alice, originária de uma ilha desconhecida e um animal esquisito e amarelo chamado Jeep Jeep.
Segundo suas próprias “palavras”, Popeye pesa 72 kg, tem 27 balas no corpo e foi atingido por 120 tiros, mas nunca revelou como perdeu seu olho direito.  

" Sou o que sou”

Seu jargão, repetido entre baforadas,  “I am what I am” (sou como sou),  é título de um grande sucesso da cantora Gloria Gaynor.  .

 Depois da morte do criador, vários outros artistas desenharam o personagem, sendo o mais notável deles Bud Sagendorf, que assumiu a criação em 1958.

. Propaganda ideológica 

Durante a 2a Guerra Mundial, Popeye se “alistou” na marinha americana e passou a usar um uniforme azul escuro, que fez parte de seu visual até os anos 60.

Com o aval do governo, os quadrinhos ganharam um público fixo e foram utilizados como propaganda ideológica.
Estudiosos do comportamento humano observaram a personalidade de Popeye, fazendo um paralelo com outro ícone da mesma geracão de personagens : o Super-Homem, que agia como defensor da liberdade e da democracia.
Ambos representariam a conduta moral americana correta.

Popeye só apelava para a força bruta quando a situação ficava insutentável e ele não aguentava mais a provocação do adversário.  

Popeye multimídia 

 Embora conte a lenda que foi inspirado pelo marketing de uma indústria de espinafre enlatado, a figura de Popeye se expandiu para rádio, desenhos animados, peças teatrais e indústria cinematográfica.
Muitos produtos pelo mundo afora usam a força de sua imagem.  
 William Costello era a voz oficial do marinheiro e, quando passou por problemas, foi substitído pelo animador Jack Mercer.
A voz irritante de Olivia Palito era obra do talento de Mae Queste.  

Impacto do personagem

*O impacto do personagem foi tamanho que aumentou em 33% o consumo do espinafre na década de 30, sendo – literalmente - a salvação da lavoura do país em crise depois da queda da Bolsa.

*Em Traumatologia e Ortopedia, a retração do tendão do bíceps, causando um efeito de “muque” é chamada “Sinal do Popeye”.

*Wimpy ou Gugu no Brasil, deu nome a uma cadeia de restaurantes, que incluiu em seu cardápio o Wimpy Burger.
 *O correio americano lançou um selo com toda a turma de Popeye, que faz parte da série "American Comic Classics", para comemorar os 100 anos do aparecimento das histórias em quadrinhos.

*Em 1980, o diretor americano Robert Altman usou o personagem Popeye em um musical (co-produção da Paramount Pictures e Walt Disney Productions) estrelado por Robin Williams tendo Shelley Duvall como Olívia Palito e canções assinadas por Harry Nilsson.

*Em 2004, a Lions Gate Films produziu Popeye's Voyage: The Quest for Pappy, para comemorar os 75 anos do personagem.

*Existem estátua de Popeye em Crystal City, Texas, homenagem dos plantadores de espinafre da região e em Chester, Illinois, cidade natal do cartunista Elzie Segar.

Nenhum comentário:

19. de abril-Dia do índio. ops ! Dia dos Povos Originários do Brasil.

  O Ministério dos Povos Indígenas, ou Ministério dos Povos Originários, foi estabelecido em 11 de janeiro de 2023,sob o governo de Luiz Iná...

Textos mais visitados