terça-feira, 25 de dezembro de 2018

Sobre o BREXIT, a saída do Reino Unido da União Européia

O "Brexit" é uma abreviatura de "British Exit",  significando a saída do Reino Unido da União Europeia (UE).
David Cameron

Em 23 de junho de 2016, o referendo organizado pelo ex-primeiro-ministro David Cameron, mostrou que 51,9% dos britânicos escolheram deixar a UE.

Na sequência do lançamento do artigo 50.º do Tratado da União Europeia, em 29 de março de 2017, o Reino Unido e os outros 27 Estados-Membros da União Europeia concederam a si próprios dois anos para se prepararem para a saída efetiva do país.

Até 29 de março de 2019, o país continua sendo um membro da UE.

 A 
primeira-ministra Theresa May lidera as discussões sobre a saída de seu país com uma equipe de negociadores representando a União Européia

Segundo o "LeParisien", jornal regional francês, em 1973 com sua "entrada cambaleante "no mercado comum, a Grã-Bretanha - historicamente mais próxima de Washington do que de Bruxelas - deu provas da sua adesão à União e participou em muitas das principais decisões comunitárias.

E
m quase 50 anos, a Europa agora alargada, com 28 membros, enfrentou crises que a abalaram economicamente e a colocaram à prova :terrorismo, refugiados, ascensão do populismo .

Os ingleses, já ausentes da zona do euro e do Tratado de Shengen*, não conseguiram escapar da dúvida.


O princípio da livre circulação de pessoas sempre foi um problema no Reino Unido. E ainda é este o ponto que levou o país até este - segundo - referendo sobre a continuação na UE.


* O Tratado de Schengen é um acordo firmado entre 26 países europeus, que visa estabelecer a livre circulação dos visitantes nos países participantes. O acordo também estabeleceu a obrigatoriedade da contratação de um seguro viagem no valor mínimo de € 30.000 euros para todos os turistas.

O objetivo dessa regra é garantir que o visitante possa pagar as possíveis despesas médicas surgidas durante a viagem, inclusive em caso de óbito.

 David Cameron ,o pai do Brexit


David Cameron (  * 9 de outubro de 1966 em Marylebone Londres ), é um estadista britânico, membro do Partido Conservador e foi primeiro-ministro do Reino Unido de 2010 a 2016.
Formado no Brasenose College da Universidade de Oxford, é conselheiro político de Margaret Thatcher e John Major, para quem escreve discursos.

Eleito para a Câmara dos Comuns por Witney após as eleições parlamentares de 2001, tornou-se líder do Partido Conservador em 2005 e sucedeu Michael Howard como Líder da Oposição ao Governo Trabalhista.

Após a eleição de 2010, que levou à eleição de um parlamento sem maioria, Cameron foi nomeado primeiro-ministro da rainha Elizabeth II
Com 43 anos de idade na época de sua nomeação, David Cameron foi o mais jovem chefe do governo britânico desde 1812.
Em 24 de junho de 2016, após o referendo sobre a adesão do Reino Unido à União Europeia anunciou sua intenção de renunciar.

Theresa May lhe sucede no mês seguinte como chefe do governo e do Partido Conservador.



Transcrevo a crononogia do Brexit, publicada no  Diário de Notícias de Lisboa:

Clique aqui:

 https://www.dn.pt/lusa/interior/cronologia-brexit-principais-datas-do-processo-que-conduziu-ao-acordo-10224790.html

Tudo indica que o tiro saiu pela culatra e o horizonte próximo parece caótico.É irreversível a saída do país da UE às 23:00 horas de 29 de março de 2019.


******************************** 



Nenhum comentário:

Internet faz 35 anos

  "O World Wide Web é um termo técnico que foi traduzido para a língua portuguesa como rede mundial de computadores, também conhecido c...

Textos mais visitados