quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Princesa Louise de Windsor, a filha transgressora da Rainha Vitória

O momento mais preconceituoso e rígido da História da Inglaterra ? a era vitoriana.
Naquele contexto tudo era determinado por regras rígidas. Existiam parâmetros de comportamento, vestuário, atitude, ética, arte e literatura.
E ai de quem ousasse violar as normas !

*****  

Ovelha negra da família   
Louise Carolina Alberta (Londres, 18 de março de 1848 – Londres, 3 de dezembro de 1939) foi a sexta filha e quarta menina da rainha Vitória do Reino Unido e de seu marido o príncipe Alberto de Saxe-Coburgo-Gotha.

 A  Princesa Louise de Windsor, em pleno momento de contenção, preconceito e discriminação foi uma figura fora dos padrões, bem como eu gosto para pesquisar!!!!

Estátua da Rainha Vitória, em frente ao Palácio de Kensington,esculpida pela Princesa



\

Dizem as lendas que era a mais bela das filhas da Rainha,  escultora de talento, viveu casamento de conveniência com um nobre homossexual,teve um bebê fora desta união ( e que foi dado para adoção),roteiro perfeito pra uma série da Netflix.

*****************
Linha do  Tempo


*A princesa passou a infância entre as residências reais :Palácio de Buckingham, Castelo de Windsor, Balmoral e Osborne House.

*Tinha 13 anos quando seu pai,
Albert de Saxe-Coburg-Gotha ,morreu em 1861.A corte entrou em um intenso período de luto oficial ( dois anos) e as crianças órfãs não tinham permissão para brincar e nem ao menos sorrir , prática  com que ela jamais concordou. 

Suas tentativas de sair um pouco do ar de luto generalizado ,fizeram com que Vitória considerasse a filha como indiscreta e  desobediente.
 

*Dona de personalidade original, sempre amou e protegeu as artes,especialmente a Escultura.

*Abertamente liberal, feminista,se opunha ao Partido Conservador.
Com a permissão da Rainha Vitória,estudou com  Mary Thornycroft. 
 

*Em 1863, se matriculou e  na National Art Training School, em Londres, onde estudou Escultura.


*1866 -A mínima  vida social e a obrigação de desempenhar as funções de  secretária da Rainha - uma obrigação  que seria da filha mais velha- levaram Louise a um profundo estado de aborrecimento.

* Começou aí a busca por  um marido em potencial.

O príncipe Frederico da Dinamarca, o príncipe Alberto da Prússia e o príncipe Guilherme da Holanda foram "descartados"por razões políticas,   
A própria Louise sugeriu que o nome de seu futuro marido: John Campbell, Marquês de Lorne e herdeiro do Ducado de Argyll (1845-1914)

*21 de mrço de 1871-Celebração do casamento,mas a relação se deteriorou rapidamente. Os  rumores da homossexualidade do Marquês cresciam porque o casal passava longas temporadas separado. Alguns historiadores concordam que Luísa também manteve uma aventura com seu cunhado   Enrique de Battenberg,  marido da la princesa Beatriz.
o marido da princesa

*Em 1878, o casal  foi enviado ao Canadá, onde Campbell foi nomeado Governador Geral, partindo de Liverpool, no dia 14 de novembro.

Luisa foi uma primeira dama muito popular e visitou também os Estados Unidos. Durante uma epidemia de escarlatina, cuidou pessoalmente da população contaminada.

*Excepcional escritora, escultora e pintora, trabalhando tanto a óleo como em aquarelas,deixou trabalhos artísticos que sobreviveram até nossos dias.

*Deu o nome de Regina ( rainha em Latim) à antiga capital  dos Territórios de Noroeste ( hoje provincia de Saskatchewan) e Alberta  a um dos distritos deste território,hoje província de Alberta.
O Lago Luísa,neste mesmo território, assim foi nomeado em sua
honra.

*14 de fevereiro 1880 - Muito ferida em grave acidente de carruagem numa das ruas de Ottawa, conseguiu se recuperar totalmente, ficando em tratamento durante dois anos na Inglaterra.
 
* 1883, a princesa e seu marido retornaram à Inglaterra.

 *****************************

*Vários boatos  surgiram sobre  romances extraconjugais da princesa Luisa ,ocupando,já naquela época, espaço nos tablóides ingleses: com Arthur Bigge, o secretário particular da rainha, com o escultor Joseph Edgar Boehm, e com o arquiteto Edwin Lutyens .


* Mas foi no relacionamento presumido com George Stirling, tenente de artiharia,jovem, bonito e guardião do Príncipe Leopoldo, (o filho  hemofílico da Rainha) que uma  criança teria nascido e dada para adoção.
 

*O  tenente Stirling foi despedido para desaparecer permanentemente de cena. 

*A versão oficial foi   que a rainha Vitória decidiu dispensar os serviços porque considerava que seu filho precisava de uma pessoa com mais experiência em lidar com "pessoas de saúde debilitada". 
A princesa   ficou muito surpresa quando soube que Stirling foi  sumariamente demitido de sua posição. 
 A gravidez da princesa  teria sido mantida em absoluto sigilo e seu bebê teria nascido no final   de 1866, ou no início de 1867.

*Nesse mesmo ano, Frederick Locock (coincidentemente filho do ginecologista Rainha, Sir Charles Locock) e sua esposa adotaram um menino chamado Henry. Não  foi encontrada certidão de nascimento desta criança.

*Nos anos após 1867, a princesa Luisa passava temporadas em uma casa em Dornden, Kent, bem ao lado de uma casa   da família Locock. 


*Frederick e sua esposa também receberam uma pensão vitalícia dos cofres reais. 

*Perdeu-se o rastro do neto oculto da rainha Vitória. 

A princesa morreu em 1939 e levou para o túmulo um grande segredo de família.

****************************

Nenhum comentário:

60 anos do golpe militar

      O golpe de estado de 1º de abril de 1964  foi o prelúdio de 20 “anos de chumbo”, onde a restrição dos direitos individuais, a   censur...

Textos mais visitados