quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Valentine's Day -14 de fevereiro-Dia dos Namorados no resto do mundo

 


Na contra-mão do resto do mundo, desde 1949 o Brasil comemora em 12 de Junho o Dia dos Namorados-pois fevereiro é mês de carnaval.



A origem de tudo está no século III d.C., em Roma, quando o imperador Claudio proibiu o casamento nos tempos de guerra, pois preocupações com responsabilidades familiares poderiam prejudicar o desempenho dos soldados.


Um religioso transgressor, Padre Valentim, desobedeceu a ordem e continuou as celebrar matrimônios.

Foi condenado à morte pela desobediência tendo sido, mais tarde, canonizado. A data de sua morte, 14 de fevereiro, passou a ser lembrada duplamente por ingleses e franceses, a partir do século XVII : Dia de São Valentim e dos Namorados.

*******************

No Japão, onde a comemoração foi introduzida em 1936, há uma inversão de papéis : neste dia as mulheres é que tomam a frente, presenteando seus amados com caixas de chocolates.Na Europa e na América do Norte a festa é no dia de São Valentinm: 14 de Fevereiro.
 

No México, as comemorações ainda incluem missas, quando os casais pedem proteção e felicidade no amor. Nos Estados Unidos e nos países europeus, as pessoas presenteiam também aqueles de quem gostam: pais, mães, irmãos e amigos
............................


Entre nós, a escolha da data teve razões mais pragmáticas. O publicitário João Dória (pai do atual prefeito de São Paulo), da agência Standard Propaganda recebeu encomenda de uma campanha para a extinta loja Clipper, com objetivo de alavancar as vendas de junho, na época um mês muito fraco para o comércio varejista.
Aproveitando a proximidade do dia de Santo Antonio, o casamenteiro, e contando com o apoio Federação de Comércio de São Paulo, instituiu no Brasil a comemoração e sua equipe criou o slogan: "Não é só com beijos que se prova o amor".
Para seguir a lenda ou como estratégia de marketing, o certo é que a data "pegou" porque entre apaixonados sempre há lugar para festejar o encontro da alma gêmea.

Nenhum comentário: