domingo, 30 de abril de 2017

"Van Gogh-A vida" Biografia definitiva




Não é preguiça,nem "falta de tempo" ou de inspiração. 
Li cuidadosamente as 1085 páginas do livro de Steven Naifeh e Gregory White Smith sobre Vincent Van Gogh, (Companhia das Letras,2012)." a biografia definitiva para as próximas décadas", segundo o curador do Museu Van Gogh em Amsterdam,Leo Jansen.

Não encontrei nada mais perfeito para resumir a terrível saga do pintor   holandês ,considerado uma das figuras mais famosas e influentes da história da arte ocidental, do que a matéria no link  abaixo.

Gostaria,sim, de escrever sobre "epilepsia latente", diagnóstico moderno feito no final do século 19  por um especialista em doenças renais que atendeu Vincent numa de suas internações em hospícios, quando se automutilou cortando um pedaço da orelha, após um desentendimento com Paul Gauguin, amigo e colega nas artes,em 23 de dezembro de 1888. 

E sobre a transferência psicanalítica de Theo,irmão-mentor-apoiador e  patrocinador de Vincent,"assumindo" a imensa gama de doenças do irmão com quem compartilhara a sífilis,na loucura final,envolvido por uma camisa de força.

Não no mesmo hospício em   Saint Paul de Mausole, na Provence, sul da França,onde esteve Vincent.
Mas seis meses depois do provável suicídio do irmão (em 29 de julho de 1890), foi sua vez de partir,na "Instituição Médica para Insanos" (Geneeskundig Gesticht voor Krankzinnigen) em Utrecht, na Holanda.

Mas isso demanda muitas entrevistas com psicólogos e psiquiatras  que um dia farei, " se a tanto  me ajudar o engenho e arte".

******************************
Matéria com curiosidades para conhecer melhor o pintor,por Nathália Tourais
 http://www.guiadasemana.com.br/arte/noticia/9-curiosidades-sobre-a-vida-e-obra-do-artista-vincent-van-gogh.

*************************************

Nenhum comentário:

Textos mais visitados