Museu de Arte do Rio |
Abaporu-1928 |
Tarsila |
A tela, pintada por Tarsila em 1928, foi presenteada a seu marido, o escritor Oswald de Andrade.
Tarsila do Amaral foi pintora e desenhista e uma das
figuras centrais da primeira fase do movimento
modernista brasileiro.
*****************
Capivari, 1 de setembro de 1886
São Paulo. 17 de janeiro de 1973.
*****************
"O Abaporu está para o Malba assim como a Mona Lisa está para o Louvre "
Em 2006, num depoimento à revista VEJA,o milionário e mecenas Eduardo Costantini, casado com uma brasileira, contou que criou o Malba, em Buenos Aires para expor sua coleção particular de arte latino-americana. As então 300 obras do acervo valiam 50 milhões de dólares.
Ninguém queria.
Depois, a própria pessoa que vendeu o Abaporu, um operador do mercado financeiro,ligou do Brasil querendo comprá-lo de volta,dizendo se que um grupo de empresários brasileiros desejava a repatriação do quadro.
Conclui Constantini :"O Abaporu é a obra mais importante do Brasil e tem um valor cultural e pictórico inestimável. Eu respondi que não.
O Abaporu está para o Malba assim como a Mona Lisa está para o Louvre.
Muitos brasileiros vêm ao Malba só para ver a pintura."
**************
Album de slides
http://www.slideshare.net/Nancihorta/imagens-de-tarsila-do-amaral
Em 2006, num depoimento à revista VEJA,o milionário e mecenas Eduardo Costantini, casado com uma brasileira, contou que criou o Malba, em Buenos Aires para expor sua coleção particular de arte latino-americana. As então 300 obras do acervo valiam 50 milhões de dólares.
Explicou,na matéria,que comprou o ABAPORU,da modernista brasileira Tarsila do Amaral em um leilão em Nova York, em 1995.
Um colecionador havia tentado durante seis meses vendê-lo no Brasil, batendo à porta de museus e de famílias ricas.
Um colecionador havia tentado durante seis meses vendê-lo no Brasil, batendo à porta de museus e de famílias ricas.
Ninguém queria.
Depois, a própria pessoa que vendeu o Abaporu, um operador do mercado financeiro,ligou do Brasil querendo comprá-lo de volta,dizendo se que um grupo de empresários brasileiros desejava a repatriação do quadro.
Conclui Constantini :"O Abaporu é a obra mais importante do Brasil e tem um valor cultural e pictórico inestimável. Eu respondi que não.
O Abaporu está para o Malba assim como a Mona Lisa está para o Louvre.
Muitos brasileiros vêm ao Malba só para ver a pintura."
**************
Album de slides
http://www.slideshare.net/Nancihorta/imagens-de-tarsila-do-amaral
Nenhum comentário:
Postar um comentário