terça-feira, 22 de setembro de 2015

Fany Solter e Roberto Domingos na série "Concertos de Eva "na FEK

                         
                             Edição de Setembro 2015

                        
             Piano a Quatro Mãos Cinco Estrelas

                         ***********************

 Fany  Solter


Nascida em Ilhéus, Bahia, fez seus primeiros estudos no Conservatório de Música Brasileiro do Rio de Janeiro e nos Seminários da Pró-Arte com Homero Magalhães. Aperfeiçoou-se na Alemanha sob a orientação do pianista Caarl Seeman, diplomando-se pela Hochschule fuer Musik de Freiburg. 

Premiada em vários concursos internacionais, como o de Munique e Vercelli, desenvolve intensa atividade como solista e camerista em vários paises da Europa.


 Desde 1976, é   catedrática na Hochschule fuer Musik de Karlsruhe, Alemanha, da qual foi reitora de 1984 até 2001. 
Fany Solter exerce atividades múltiplas no setor cultural alemão. 

Em 1986, ela foi uma das fundadoras da Academia Internacional Haendel de Karlsruhe, sendo ainda hoje a sua presidente. Em 1995 criou o Curso de pós-graduação para formação de especialistas jornalistas-programadores de Música para Rádio, TV e Internet na Universidade de Música de Karlsruhe.
 
Faz parte do diretório e curadoria de varias instituições estaduais e municipais, alem de fundações como o Instituto Max Reger, o Conselho Cultural de Karlsruhe, o « Centro de Artes e Midia », a Fundação do Estado de Baden-Württemberg, a Fundação Sinfonima de Mannheim e várias outras. 
 A Universidade de Ciências Aplicadas de Karlsruhe a nomeou sua Senadora « honoris causa ». Universidade Fridericiana de Karlsruhe concedeu-lhe o titulo de Doutora phil. h.c.
O governo brasileiro condecorou Fany Solter com a « Medalha Villa-Lobos » pelos grandes serviços que ela tem prestado à música brasileira na Europa. 

No ano de 1994 recebeu do governo alemão a « Gran Cruz do Merito », a condecoração mais alta daquele país. Em 2003 foi agraciada com a “Medalha do Mérito” do Estado de Baden-Württemberg.
 
Apresentou-se em recitais e master classes no Japão, Israel, Russia, Polonia, Italia, Espanha, Estônia, Argentina e Brasil. 
Grava regularmente para as radios alemãs de Stuttgart, Baden-Baden, Berlim e Colônia, entre outras, alem de suas gravações de CDs incluindo a obra completa de música de câmera de Fréderic Chopin"


( do site Gaby Leib Produções Artísticas) 
**********************************************
    

Roberto Domingos
  
Roberto Domingos completou seus estudos de piano com Henriqueta Duarte da Faculdade de Música e Artes do Paraná com distinção.  
 
Depois de ganhar vários prêmios em concursos de música nacionais, decidiu continuar seus estudos na Alemanha. 
Com bolsas de estudo recebidas do DAAD-Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico  e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico CNPq, Domingos fez pós-graduação na Universidade de Música de Karlsruhe com Fany Solter e Dinorah Varsi.  

Ulrich Rademacher foi seu professor em um curso de Lied 

 Uma outra bolsa de estudos do Intercâmbio Cultural Brasil-Rússia,o  levou para o Conservatório Tchaikovsky em Moscou, onde estudou com Rudolf Kehrer. 

Em 1993, Domingos se tornou um professor adjunto  de piano na Universidade de Música de Karlsruhe  

Além de seu trabalho  na universidade, participa de seminários e master classes, na Alemanha e outros países, e tem sido um membro do júri em vários concursos de piano.  
Trabalha como professor de piano para o Kunst- und Musikschule Westlicher Enzkreis (  Escola de Música e Arte do Distrito Oeste de  Enz).  
A muitos de seus alunos e os alunos foram concedidos vários prémios em diversos concursos nacionais e internacionais de música.  

Em 2002,  publicou sua primeira gravação de CD com o violoncelista Stefan Heinemeyer.

Em julho de 2007,   foi nomeado professor de piano na Universidade de Música de Karlsruhe por suas conquistas e seu trabalho meritório.

 Já se apresentou como solista, músico de câmara e acompanhante   com vários parceiros  em orquestras da América do Sul, Alemanha, Espanha, Reino Unido, Polónia, Grécia, Rússia, Suiça e Albânia.  

Suas atividades musicais variadas também incluem gravações para rádio e televisão brasileira, polonesa e alemã.

(divulgação) 

***************************************************


 

Um comentário:

Unknown disse...

Conheci esse maravilhoso pianista há 30 anos atraz antes dele embaroçar para Alemanha. Ainda éramos jovens .isso foi no sola lar do barão em Curitiba ao som de rapsodia in blue foi inesquecível momento único. Amo até hoje esse talento...

19. de abril-Dia do índio. ops ! Dia dos Povos Originários do Brasil.

  O Ministério dos Povos Indígenas, ou Ministério dos Povos Originários, foi estabelecido em 11 de janeiro de 2023,sob o governo de Luiz Iná...

Textos mais visitados