quinta-feira, 7 de maio de 2015

8 de maio de 1945/2015- 70 anos da vitória aliada contra o nazifascismo



 


                  Brasil na Guerra 

Getúlio Vargas havia declarado em discurso (1940) que "seria mais fácil uma cobra fumar do que o Brasil entrar na guerra’. Com o torpedeamento de navios nossos na costa do nordeste, a opinião pública e os políticos  pressionaram e foi decidido o envio de  força militar brasileira de 25.334 militares das 3 Armas, comandada pelo general Mascarenhas de Morais.

Era a  FEB-Força Expedicionária Brasileira 
O lema dos expedicionários ficou,então,“A cobra está fumando”` 
No final do confronto-teoricamente- O Brasil nada foi exigiu dos Aliados:apenas um local para enterrar seus mortos,em Pistóia,na Itália. 
Em 1960, as cinzas dos soldados mortos foram transladadas de Pistóia para o Brasil e ,hoje ,estão no Monumento  Nacional  que foi erguido no Aterro do Flamengo,na entrada da Baía de Guanabara zona sul da cidade do Rio de Janeiro.(foto)

Os arquitetos foram Hélio Ribas Marinho e Marcos Konder Neto; o escultor Alfredo Ceschiatti, as pinturas são de Anísio Medeiros e o painel metálico, de Júlio Cateef Filho. 
Cobrindo área de 6.850 m2 , o Mionumento tem,em  três planos, subsolo, patamar e plataforma, lago e escadaria. 
No local há uma placa com citação do poeta Ledo Ivo ao soldado desconhecido” Aqui jaz um herói da FEB.Deus sabe seu nome”

************************************ 
O Dia da Vitória  continua a ser feriado em muitos países da União Européia. 
O racionamento de roupas e de alimentos continuou por alguns anos depois do final da guerra,mas poder comemorar liberdade não tem preço e valeu os sacrifícios.

Em Londres,por exemplo, o Rei Jorge VI e a Rainha Elizabeth, acompanhados pelo primeiro-ministro, Winston Churchill, saudaram mais de um milhão de pessoas da sacada do Palácio de Buckingham. 

As Princesas Elizabeth (futura Rainha) e Margareth juntaram-se anonimamente ao povo para festejar. Nos Estados Unidos, o Presidente Harry Truman dedicou a vitória ao seu antecessor, Franklin D. Roosevelt,que havia falecido um mêa antes.

Os Aliados tinham escolhido o dia 9 para celebrar,mas os jornalistas divulgaram a rendição alemã naquele dia 8. 
É esse o motivo do dia da Vitória na Rússia -e em outros países da antiga URRS -ser celebrado a 9 de maio.  
A segunda Guerra mundial, que começou em 1º de setembro de 1939 com a invasão da Polônia pela Alemanha , teve imediata reação da França e da Comunidade de Nações.A Itália e o Japão entraram ao lado dos alemães, formando o “Eixo”

Adolf Hitler , Führer do Terceiro Reich, pretendia criar uma "nova ordem" na Europa,calcada nos princípios nazistas que defendiam a eliminação de judeus, ciganos,deficientes físicos,homossexuais e puniam as liberdades, os direitos individuais e as ideologias comunistas,socialistas e liberais. 

******************************

Nenhum comentário:

Textos mais visitados