sábado, 11 de abril de 2015

Concertos de Eva na FEK-edição de abril 2015


Nesta semana de postagens eminentemente musicais,o blog tem o prazer de  informar que na próxima quinta-feira- dia 16 de abril de 2010,`as 20 horas, na Fundação Eva Klabin-local bem intimista e privilegiado na Lagoa, zona sul do Rio- será realizada mais uma edição do projeto "Concertos de Eva"
O Projeto é uma iniciativa da jornalista e produtora musical Nenem Krieger a convite de Márcio Doctors,Diretor da Fundação.

********************
O DUO

**********


S O N I A R U B I N S K Y

Elogiada por Arthur Rubinstein e Murray Perahia, Sonia começou sua carreira no Brasil, seu país natal.  Estudou 7 anos em Israel (Rubin Academy), posteriormente em Nova York, cidade onde, em 1984, recebeu o 1o. Prêmio do concurso Artists International de New York e o título de Doctor of Musical Arts pela Juilliard School. Atualmente, reside em Paris. 
Foi vencedora do Grammy Latino 2009 de Melhor Álbum de Música Clássica com o 8o. Volume da integral da obra para piano de Heitor Villa-Lobos, selo Naxos, (1994-2007, USA Canadá, França).  
Mais de 10 anos de pesquisa, em estreita colaboração com o Museu Villa-Lobos no Rio de Janeiro, fazem dessa integral a mais completa jamais gravada, incluindo varias peças inéditas, e a mais premiada:  o 1o. volume foi nomeado para o Grammy Awards, e o 5o. recebeu “Editor’s Choice” da revista Gramophone. 

Recitalista nas grandes salas de concerto nova-iorquinas como Carnegie Hall, Weill Recital Hall, Alice Tully Hall, Merkin Hall e Miller Theatre, tem se apresentado nos US, Israel, Europa e Brasil. Solicitada como solista de orquestra, já se apresentou com a OSESP, Orquestra de St. Luke’s, OSB, Sinfônica de Jerusalém, OFMG, entre outras. 
Sua discografia solo inclui obras de Mozart, Scarlatti, Debussy, Messiaen, Mendelssohn (Canções Sem Palavras,integral). Foi dedicatária de várias obras entre elas, Almeida Prado:  Cartas Celestes XII (2000) e Sonata para Violoncelo e Piano (2004), junto com Antonio Meneses.  
Em 2006, recebeu o Prêmio Carlos Gomes na categoria Pianista do Ano, e, em 2009 e 2012como Instrumentista do Ano. 
Nomeada por Murray Perahia como artista-residente no Edward Aldwell Center em Jerusalém, ministra regularmente masterclasses neste centro.  Também atua no Jerusalem Music Center, a pedido do Maestro Perahia, desenvolvendo cursos de Análise para Performers.
********* R O S A N A   L A M O S A

A carioca Rosana Lamosa  é  uma das mais importantes sopranos brasileiras ,  sendo reconhecida pela critica e  meio cultural que lhe   agraciou com  os Premios  APCA (1996) , Carlos Gomes ( 1998 e 2002) e a Ordem do Ipiranga (2010)   no grau de Comendadora. 
Presença freqüente nos principais palcos de opera, esteve em memoráveis montagens de La Traviata, L'elisir d’amore, Carmen, La Bohème, Romeo et Julliete, Don Giovanni e Le Nozze di Figaro .
Foi Manon  na célèbre produção do Festival Amazonas de Ópera, onde também participou  da primeira produção brasileira do Anel do Nibelungo de Wagner. 

Cantou O Guarany em Lisboa, Armide no Festival de Buxton na Inglaterra , Rigoletto nos EUA e tem atuado  também como concertista , tendo se apresentado no Carnegie Hall e no Concert Hall de Seoul. 

Protagonizou as estréias brasileiras de Magdalena de Villa-Lobos,  Alma de Claudio Santoro  e A Tempestade de Ronaldo Miranda .Apresentou-se para o Papa João Paulo II  durante sua visita ao Brasil e na 9ª Sinfonia sob regência de Kurt Masur. 

Recentemente esteve nos papéis de Melisande, Mimi, Violetta,  Juliette e Marie em La Fille du Regiment, Lucia de Lammermoor, Norina em Don Pasquale , Rosalinde em  Die Fledermaus, Anne Truelove emThe Rake’s Progress, Nannetta em Falstaff e Viúva Alegre .

Discografia: Jupyra com a OSESP (BIS), Bachianas Brasileiras (Naxos), Canções do Amor ( Quartz), Missa de Nossa Senhora da Conceição com a OSB (BIscoito Fino).
*******************************************

Nenhum comentário:

19. de abril-Dia do índio. ops ! Dia dos Povos Originários do Brasil.

  O Ministério dos Povos Indígenas, ou Ministério dos Povos Originários, foi estabelecido em 11 de janeiro de 2023,sob o governo de Luiz Iná...

Textos mais visitados