domingo, 16 de novembro de 2014

Concertos de Eva na FEK -Novembro 2014

*
A série de eventos neste ano de 2014 -que se encerra com a apresentação do Quarteto da Guanabara- foi organizada por Marcio Doctor -crítico de arte,Mestre em Estética pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e curador da Fundação Eva Klabin,com programação e produção da jornalista e agitadora cultural Nenem Krieger

******************************


O Quarteto da Guanabara foi fundado em 1968. Depois de um período parado, o grupo retornou em 2009 com a formação atual,que conta com o violoncelista Márcio Malard, que faz parte do conjunto desde 1983.

Daniel Guedes (Violino) - Considerado um dos mais importantes músicos brasileiros de sua geração, Daniel Guedes vem se destacando como um músico versátil, atuando como violinista, violista, camerista, professor e regente, Daniel iniciou seus estudos de violino aos sete anos com seu pai e logo ingressou no Conservatório Brasileiro de Música. Em 1991 ganhou bolsa de estudos da Capes para estudar em Londres, tendo sido aluno de Detlef Hahn na Guildhall School of Music durante um ano. Posteriormente cursou bacharelado e mestrado na Manhattan School of Music de Nova York, na classe de Pinchas Zukerman e Patinka Kopec no Pinchas Zukerman Performance Program, com bolsas da Vitae e da Capes. Estudou música de câmera com Sylvia Rosenberg, Isidore Cohen e Arnold Steinhardt e regência com Glen Cortese, Pinchas Zukerman e Mika Eichenholz. Foi vencedor dos concursos Jovens Concertistas Brasileiros(1991), Bergen Philharmonic Competition(1998) e Waldo Mayo Memorial Award(2000), prêmio este que lhe valeu um concerto no Carnegie Hall de Nova York tocando o Concerto n°1 de Max Bruch.


Gabriela Queiroz (Violino) - Iniciou seus estudos de violino aos quatro anos em João Pessoa-PB, sob orientação do professor Ademar Rocha. Sua formação inclui os professores Daniel Guedes (RJ), Marcello Guerschfeld (RS), Patinka Kopec (NY-EUA) e Shmuel Ashkenasi (Chicago-EUA).          Participou de diversos festivais e cursos nacionais e internacionais entre os quais se destacam o “Margess International” (Zuoz-Suíça/2005) e o Keshet Eilon Violin Mastercourse (Israel/2010) onde pode participar de Master Classes com renomados violinistas como Chaim Taub, Ida Handel, Shlomo Mintz, Hagai Shaham, Detlef Hahn entre outros. Em 2011 participou de um Master Classe com o violinista Pinchas Zukerman em São Paulo.Foi violinista da Orquestra Sinfônica Brasileira entre 2003 e 2010.                      Em 2011 integrou a Young Euro Orchester tendo se apresentado na Konzerthaus em Berlin. É professora da Escola de Música da UFRJ desde 2009. Gabriela toca em um violino Giuseppe Gagliano que pertenceu à violinistaMariuccia Iacovino, gentilmente cedido por Myrian Dauelsberg.  

Marcio Malard (Violoncelo) - É seguramente um dos violoncelistas brasileiros que mais ocupou uma cadeira de primeiro violoncelista de uma orquestra sinfônica. Tem  37 anos à frente da Orquestra Sinfônica Brasileira, com a qual excursionou a Europa, Estados Unidos e Canadá. Tocou nas mais famosas salas de concerto do mundo, entre elas Carnigie Hall, Concertgebow, Salle Pleyl, Queen Elisabeth Hall. Participou no Japão nas turnês da World Phillarmonic, sob a regência do Maestro Sinopolli, e como membro do quarteto Guanabara. Foi fundador do "Rio Cello Ensemble" com o qual excurcionou pela Europa com Wagner Tiso. Sua versatilidade também na música popular proporcionou encontros com grandes expressões artísticas como Tom Jobim, Maria Bethânia e Caetano Veloso.


Daniel Albuquerque (Viola) - Violista e também Violinista Daniel Albuquerque já foi integrante da Orquestra do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e em 2010 integrou a Orquestra Petrobas Sinfônica.

(texto de divulgação publicado no site Orquestrando)

****************************

Nenhum comentário:

60 anos do golpe militar

      O golpe de estado de 1º de abril de 1964  foi o prelúdio de 20 “anos de chumbo”, onde a restrição dos direitos individuais, a   censur...

Textos mais visitados