segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Música de Câmara na Academia Brasileira de Letras-Edição de Outubro




 Com entrada franca ,na quinta-feira,  dia 9,`as 18 horas  acontece a edição de outubro do projeto "Música de Cámara na ABL"


A  coordenação da série é do Acadêmico Marco Lucchesi e a  jornalista Nenem Krieger é responsável pela curadoria e     
produção.

********************


Art Metal Quinteto

 "Art Metal Quinteto desfruta da reputação de ser um dos melhores quintetos de metais brasileiro,conhecido pela sua virtuosidade, carisma e dedicação em expandir o repertório brasileiro para esta formação. Os componentes do Art Metal Quinteto primeiro se encontraram na Orquestra Sinfônica Brasileira, onde atuam. 
O primeiro CD do grupo, Da Renascença ao Jazz, lançado pelo selo Velas, foi aclamado pelo jornal O Estado de S. Paulo, como o melhor lançamento instrumental do ano de 1995.

Em janeiro de 2000, em parceria com a Banda Anacleto de Medeiros, lançou pelo Kuarup o CD Sempre Anacleto, 
inteiramente dedicado a obra de Anacleto de Medeiros, um dos pilares da música brasileira e um dos primeiros compositores a escrever para banda no Brasil. 
Este CD teve enorme repercurssão na imprensa, tendo matérias publicadas nos principais jornais do Brasil.
Em parceria com a Banda Anacleto de Medeiros, o Quinteto apresentou um novo CD, sobre compositores amazônicos do início deste século
O Art Metal  se apresenta nas melhores salas de concerto do Rio de Janeiro, tem gravado para rádio e 
televisão e é constantemente convidado, pelos produtores culturais, a trazer para o público sua pesquisa dos clássicos brasileiros e internacionais, sempre com a preocupação de observar as qualidades originais e seus detalhes históricos e realiza, também, recriações da música popular brasileira em arranjos que tornam sua execução inovadora e completamente adequada a formação de quinteto de metais"

(divulgação)
*************************
 Metais

Metais é o nome dado a instrumentos musicais de sopro cujo método de ativação é a vibração dos lábios. 
Na orquestra ficam dispostos atrás dos "Sopros de Madeira", que possuem um timbre mais suave pelo que devem estar à frente para não serem abafados pela intensidade do som dos metais
A "Família" ou "Naipe" dos metais é essencialmente composta por  trompas, trompetes,trombones, tubas e eufônios(ou bombardinos) . 
O material utilizado na confecção desses instrumentos é tradicionalmente latão ou bronze, mas também podem ser produzidos a partir de outras ligas metálicas. Os instrumentos de metal são basicamente longos tubos de comprimentos e espessuras diferenciados para que possam emitir um som diferenciado ao serem soprados. Numa das extremidades fica o bocal  e na outra a campânula. Os longos tubos são enrolados de modo a facilitar o manuseamento do instrumento pelo músico.1
( Fonte: Wikipedia Portugal)


***************


******************************************

Nenhum comentário:

Textos mais visitados