segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Música de Câmara na Academia Brasileira de Letras-edição de setembro 2014




A edição de setembro do projeto "Música da Câmara da ABL" traz um programa totalmente dedicado a seis compositores contemporâneos brasileiros que estarão presentes.
A abertura será feita feita pelo Acadêmico Marco Lucchesi e a  jornalista Nenem Krieger é responsável pela curadoria e     
produção.
*********

Abstrai Ensemble
"O Abstrai Ensemble nasceu por iniciativa de Pedro Bittencourt em 2005, tendo feito concertos na França e Alemanha. Desde 2011 se apresenta no Brasil, com formações variadas (voz, flauta, sax, clarineta, violão/guitarra, piano, violino, cello, contrabaixo, percussão e eletrônica).
O grupo integra desde o uso de novas tecnologias e instrumentos musicais tradicionais até a improvisação e indeterminação na música. Os concertos são geralmente comentados, objetivando fornecer ao público dados que estimulem a apreciação das obras.
Um dos principais objetivos do Abstrai Ensemble é o de estimular a produção de novas obras musicais".
(divulgação) 

***************
Música Contemporânea 

( Fonte: Wikipedia Portugal)
 "A música eletrônica, criada na Alemanha da década de 1950 e responsável pela geração de novíssimos e curiosos sons, surgidos eletronicamente ou manipulados através de outros instrumentos ou objetos, que são incorporados à música e explorados em larga escala. A música contemporânea valoriza especialmente a inovação e a criatividade
Não há uma tendência uniforme na música contemporânea. Podem-se, contudo, mencionar duas escolas: a da Música de Vanguarda, que compreende sobretudo o experimentalismo; e as tendências chamadas "conseervadoras" 
Entre os vários tipos de música contemporânea, destacam-se a música eletrônica (aquela que é criada ou modificada através do uso de equipamentos e instrumentos eletrónicos, tais como sintetizadores, gravadores digitais, computadores ou softwares  de composição); e a música aleatória  , que, como o nome diz, fica sob a responsabilidade do músico executante, o qual, em alguns casos, só precisa obedecer à ideia mais geral que inspirará a música, um sentimento ou um acontecimento histórico, o que requer, porém, imensa habilidade musical, imaginação e criatividade".

*******

O Ensemble também tem em seu repertório música eletrônica,mas nesse evento os instrumentos serão os tradicionais.

****************************

SERVIÇO

Projeto Música de Câmara da Academia Brasileira de Letras
 ABSTRAI ENSEMBLE
Quinta-feira,4 de setembro de 2014 às 18 horas
O Teatro fica na Avenida Presidente Wilson,203 -1º andar.
Castelo-Centro do Rio

Informações:(21) 39742500

 

 www.academia.org.br

ENTRADA FRANCA  

Nenhum comentário:

60 anos do golpe militar

      O golpe de estado de 1º de abril de 1964  foi o prelúdio de 20 “anos de chumbo”, onde a restrição dos direitos individuais, a   censur...

Textos mais visitados