domingo, 4 de maio de 2014

Música de Câmara na ABL- edição de Maio 2014



 Aí vem a edição de Maio 2014 do Projeto Música de Câmara na Academia Brasileira de Letras.
NENEM KRIEGER
A presença de Villa Lobos na música brasileira para violoncelo e piano será exibida por Hugo Pilger e Lucia Barrenechea.
A produção e programação artística do evento levam a assinatura competentíssima da jornalista Nenem Krieger.



**************


Os artistas  
Hugo  Pilger


"Participou, na infância, do coral de sua escola e, na adolescência, de grupos musicais, tocando violão, na cidade de Taquari (RS), onde foi criado.
 Em 1985, começou a estudar violoncelo na Fundação de Artes de Montenegro (RS), com o professor Milton Bock. Dois anos depois, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde estudou com Marcio Malard. Em 1994, formou-se, com nota máxima, no curso de Bacharelado em Instrumento violoncelo, na UNI-Rio, tendo como professor o violoncelista Alceu Reis.

  • Solista, com várias orquestras,como OrquestraPetrobras Pró-Música,Orquestra do Theatro São Pedro de Porto Alegre, Orquestra Sinfônica Nacional e Orquestra Sinfônica Brasileira
      • Membro fundador do Rio Cello Ensemble, com o qual atuou em diversas gravações para disco, rádio e televisão, além de ter se apresentado na Inglaterra, Portugal, Argentina, França e Dinamarca.
      •  É primeiro violoncelo da Orquestra Petrobras Pró-Música e da Orquestra Sinfônica Brasileira. Participou, como instrumentista, de várias trilhas sonoras para cinema  

( fonte:Dicionário Ricardo Cravo Alvim de MPB)


Lúcia Barrenechea

Lúcia  Barrenechea
Lúcia Barrenechea é natural de Goiânia, Goiás. 

 Atualmente é professora adjunto de piano no  Instituto Villa --Loos da UNIRIO 
 Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro,   atuando no Programa de Pós Graduação em Música desta Universidade 

Realizou seu bacharelado em piano na Universidade Federal de Goiás, onde foi aluna da professora Glacy Antunes de Oliveira, e mestrado na Universidade de Boston, EUA, na classe da professora Maria-Clodes Jaguaribe.

Concluiu seu curso de doutorado em piano e pedagogia do piano na Universidade de Iowa, EUA, sob orientação da professora Réne Lecuona. 

Participou, como solista e pianista acompanhadora de master classes de artistas renomados tais como Caio Pagano, Yara Bernette, Homero Magalhães, Joseph Kalischstein, Menahem Pressler, Florence Kirsch, Julius Baker, Carol Wincenc e outros
Atuando intensamente como solista e camerista, se apresentou em concertos com a Orquestra Sinfônica Estadual de São Paulo, sob a regência de Eleazar de Carvalho, com a Orquestra Filarmônica de Goiás, com a Orquestra Sinfônica de Goiânia, assim como em recitais com os clarinetistas Sérgio Burgani, José Botelho, Paulo Sérgio dos Santos e Maurita Mead, os flautistas Gergely Itzzés, Keith Underwood, Joshua Smith e Felix Renggli, os contrabaixistas Fausto Borém e Antônio Arzolla, o violinista francês Bernard Zinck, a mezzo-soprano Klara Csordas, o saxofonista holandês Wim Millenaar e com os membros do Quinteto Villa-Lobos.

Com seu marido, o flautista  Sérgio Barrenechea,forma, desde 1989, o Duo Barrenechea   desenvolvendo um intenso trabalho camerístico com a formação flauta e piano.

(divulgação) 

 
 *************


Nenhum comentário:

19. de abril-Dia do índio. ops ! Dia dos Povos Originários do Brasil.

  O Ministério dos Povos Indígenas, ou Ministério dos Povos Originários, foi estabelecido em 11 de janeiro de 2023,sob o governo de Luiz Iná...

Textos mais visitados