sábado, 5 de abril de 2014

Exposição em Cannes lembra os 50 anos da morte de Braque



du 30/11/2013 au 27/04/2014

10 h-13 h et 14 h-18 h (sauf lundi)
Centre d'Art La Malmaison



*************
Georges Braque, la magie de l'estampe

Paralelamente à retrospectiva no Grand Palais (Paris) e aos inúmeros eventos em toda a França que marcaram o cinquentenário do desaparecimento de Braque,a  cidade de Cannes presta suas homenagens ao grande artista no Centro de Arte La Malmaison  
A exposicão  
 apresenta 250  trabalhos  realizados entre 1921 e 1963.

Ali está também a célebre série de 16 gravuras encomendadas pelo editor  Ambroise Vollard,em 1932, para ilustrar a "Théogonie d’Hésiode", que é o texto mais completo que a Grécia Antiga nos legou sobre a criação do universo e o desenvolvimento do mundo das forças da natureza e dos deuses.  
****
A seguir, publico o verbete da Wikipedia :


Georges Braque 


(1882-1963)

A seguir, publico o verbete da Wikipedia : 
"Pintor e escultor francês que fundou o cubismo juntamente com Pablo Picasso. 
Braque iniciou a sua ligação às cores na empresa de pintura decorativa de seu pai. 
A maior parte da sua adolescência foi passada no Havre, mas no ano de 1899, mudou-se para Paris onde, em 1906 , no Salão dos Independentes , expôs as suas primeiras obras no estilo de formas simples e de cores puras (fauvismo).
No Outono de 1907 , conheceu Picasso com quem conviveu quase diariamente até que em  1914, devido à  1a Grande Guerra se separaram.
Braque foi ferido na cabeça em  1915, tendo sido agraciado com a Cruz de Guerra e da Legião de Honra. 
Durante dois anos, devido ao ferimento esteve afastado da pintura, tendo retornado em 1917 focando-se em naturezas-mortas e pinturas figurativas, sempre dentro de uma formulação cubista 

O Cubismo tratava as formas da natureza por meio de figuras geométricas, representando as partes de um objeto no mesmo plano. 

A representação do mundo passava a não ter nenhum compromisso com a aparência real das coisas.
Historicamente o Cubismo originou-se na obra de Cézanne, pois- para ele- a pintura deveria tratar as formas da natureza como se fossem cones, esferas e cilindros".
 ************


 

2 comentários:

B.R. disse...

Titia,
Mesmo aguardando sua postagem sobre a exposição, em Cannes, “la magie de l´estampe” sobre o insuperável Georges Braque, não me contive em destacar uma frase que adoro – lida por mim não sei quando, tampouco onde, é bom frisar – atribuída ao artista de que aqui se fala. Disse ele: “[L]a vérité existe, on n'invente que le mensonge”. Perfeito!
Bjs,
B.R.

THEREZA FISCHER PIRES disse...

Oi,BR
Tá complicado de conectar..mas logo vai rolar este texto!Obrigada pela companhia

25 de abril. 50 anos da Revolução do Cravos em Portugal

    Era uma vez os anos de chumbo do governo do ditador Geisel e a muito jovem senhora politizada deixou seus filhinhos com as avós e partiu...

Textos mais visitados