sábado, 8 de fevereiro de 2014

100 anos de Carlitos



autógrafo 
O personagem- que tornou-se o maior símbolo do cinema mudo,apareceu pela primeira vez em "Carlitos Reporter" (foto abaixo),de fevereiro de 1914, quase irreconhecível com um  vasto bigode e roupas muito mais elegantes do que as que apareceriam nos futuros filmes.



filme completo 8 minutos e 50'
cique aqui:

http://www.youtube.com/watch?v=RjsaKUEiuWI

Mini-mini biografia de Charles Chaplin


Sir Charles Spencer "Charlie" Chaplin, Cavaleiro do Império Británico nasceu em 16 de abril de 1889. Ator , cineasta e compositor considerado uma das mais importantes figuras do cinema,sua carreira  durou cerca de 75 anos.
Conhecido e admirado pelo personagem Carlitos, ou Charlot na Europa ou The Tramp (O vagabundo) nos países de língua inglesa.

**************************

A infância,em Londres, foi muito dura,marcada pela pobreza e rejeição.
Aos 9 anos, com o pai ausente,mãe doente mental que logo foi levada para um hospital psiquiátrico, passou duas temporadas num asilo. 
Começou a trabalhar no show business muito cedo-em torno dos 14 anos e, aos 19,Fred Karno- famoso empresário teatral britânico o contratou para sua equipe. Foi para os Estados Unidos acompanhando o grupo.

O talento logo foi notado pela a indústria cinematográfica e sua primeira aparição para o Keystone Studio  foi Carlitos Repórter/ Making a Life (1914). 
O personagem agradou e logo atingiu uma imensa popularidade. 
Chaplin sempre dirigiu seus filmes e continuou a aperfeiçoar sua arte.

Em 1918, ele foi uma das figuras mais poulares do mundo. 
Em 1919, tornou-se co-fundador da empresa de distribuição United Artists,  
Os grandes sucessos desta época foram: The Kid (1921),  Uma mulher de Paris (1923), The Gold Rush (1925), e The Circus (1928). 
Com a chegada do som, preferiu não se mudar para as produtoras City Lights (1931) e Modern Times e permaneceu fazendo filmes mudos com legendas. 
Cada vez mais politizado, seu próximo filme, O Grande Ditador (1940), satirizou Adolf Hitler.

Os anos seguintes foram complcadíssimos.Chaplin investigado pelo FBI foi acusado de ter simpatia pelo comunismo,encarou processos de investigação de paternidade, casou-se com muito jovens-um escândalo para a época.
Obrigado a abandonar os Estados Unidos,decidiu se estabelecer na Suíça,
O personagem Carlitos foi abandonado nos filmes  que vieram a seguir:  Monsieur Verdoux (1947), Luzes da Ribalta ( 1952) , Um Rei em Nova Iorque ( 1957) e A Condessa de Hong Kong (1967).
Chaplin escreveu , dirigiu, produziu , editou estrelou, e compôs música para a maioria de seus filmes com conteúdo social e político.   
Estátua em Vevey
 Em 1972, recebeu um Oscar pelo conjunto da obra homenageando " o trabalho incalculável que ele teve ao fazer filmes como forma de arte do século 20 " 

Charles Chaplin morreu aos 88 anos no dia de Natal de 1977, em Vevey, Suíça em consequência de um derrame cerebral e foi ,enterrado no Cemitério Corsier-Sur-Vevey em Corsier-Sur-Vevey,  Vaud, Suíça. 

****
Oona 


Oona O'Neill, também conhecida como Oona Chaplin ( 1925-1991),atriz americana e  filha do dramaturgo ganhador dos prêmios Nobel e Pulitzer  Eugene O'Neill e da escitora Agnes Boulton. 

Foi a quarta esposa de Chaplin com quem se casou aos 18 anos   (16 de Junho de 1943).  com quem teve 8 filhos,entre eles a também atriz Geraldine Chaplin.
Esta ligação também causou grande controvérsia
O pai de Oona não aprovava nada esse relacionamento pela diferença de idade dos noivos (ele aos 54).
Mas viveram juntos e  foram felizes para sempre.

****************************************

Nenhum comentário:

60 anos do golpe militar

      O golpe de estado de 1º de abril de 1964  foi o prelúdio de 20 “anos de chumbo”, onde a restrição dos direitos individuais, a   censur...

Textos mais visitados