quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Lançamento Editorial da Zahar na FLIP 2013 - AMOR E CAPITAL

**




"Finalista dos prêmios Pulitzer, National Book Award e National Book Critics Circle
Mary Gabriel
A biógrafa Mary Gabriel faz um mergulho profundo numa faceta pouco estudada da vida de Karl Marx: o lado humano e familiar do homem cujas obras redefiniram o mundo.
Aliando o contexto histórico-político da Europa do séc. XIX, a autora revela aspectos da vida pessoal, como a influência de Jenny von Westphalen, que se casou com Marx quando ele ainda era apenas um jovem promissor. Ao longo de décadas de luta, o amor de Jenny por Karl seria sempre testado, enquanto ela esperava que o marido terminasse sua obra-prima, "O capital". 
A narrativa se estende ao longo de décadas por Londres, Paris, Bruxelas e Berlim, revela as sementes das revoluções e do amor que uniu um homem e uma mulher no meio do turbilhão da história.

MARY GABRIEL trabalhou em Washington e Londres como editora da agência de notícias Reuters por vinte anos, e é autora  de outras biografias de sucesso."
(divulgação no site da Editora)
******
 Durante muito tempo e, em especial, durante a  chamada Guerra Fria - período histórico de disputas estratégicas e conflitos indiretos entre os Estados Unidos e a União Soviética, entre o final da Segunda Guerra Mundial (1945)   e a extinção da União Soviética (1991) ,o mundo olhava com ares de medo o comunismo,experiência   implantada num país feudal em 1917.

O que se passava ali era exatamente o avesso da tese de Marx que acreditava firmemente que o socialismo seria uma evolução do capitalismo.
Com o fim da URSS, o comunismo deixou de ser uma ameaça e Marx passou a ser considerado mesmo um analista do capitalismo.
*****
São 957 páginas de texto,incluindo a lista de personagens e bibliografia onde Mary Gabriel traça verdadeira saga humana, familiar, política e millitante de Marx e seu entorno e,também, a história de uma revolução.
Sem dúvida,a figura central e ponto de referência é a Baronesa Johanna (Jenny) Von Westphalen, esposa e  mais importante influência  do filósofo das causas do proletariado.   

*******

Sugiro que o leitor visite o site

marxrevisitado.blogspot.com

aqui à direita,na lista dos favoritos

*************

 

Nenhum comentário:

Internet faz 35 anos

  "O World Wide Web é um termo técnico que foi traduzido para a língua portuguesa como rede mundial de computadores, também conhecido c...

Textos mais visitados