terça-feira, 1 de outubro de 2013

Os 73 anos da descoberta do petróleo no Brasil

 
  
1939-2013

***********
Até atingir o décimo sexto lugar na lista dos maiores produtores de petróleo no mundo, o Brasil viu se passarem mais de 115 anos, desde que –em 1897-o fazendeiro Eugênio Ferreira de Camargo perfurou o solo em Bofete,São Paulo, e dali encheu dois barris com um líquido betuminoso.
No final do século 19 eram dez os países que extraíam petróleo e o uso ( na maioria de procedência de multinacionais norte-americanas) estava restrito `a indústria,iluminação de residência e locais públicos.Os primeiros motores `a explosão vieram aumentar a demanda do “ouro negro”
A história da indústria petrolífera do Brasil costuma ser associada `a criação da Petrobras, em 1953,mas vinte anos antes(1933) foi criado o Serviço Geológico e Mineralógico Brasileiro (SGMB),ligado ao Departamento Nacional da Produção Mineral, órgão do Ministério de Agricultura, 

1933 também foi o ano da primeira campanha para a nacionalização de nossas reservas,pois os trustes (reunião de empresas para controlar o mercado) tomavam conta das areas petrolíferas e das de minério de ferro. 
Geólogos e engenheiros estrangeiros- e alguns poucos brasileiros- estavam instalados em Alagoas, Amazonas, Bahia e Sergipe,
Lobato
Depois de uma temporada nos Estados Unidos,o escritor Monteiro Lobato(foto)tinha voltado entusiasmado. 
 O modelo de país desenvolvido era o que Lobato desejava ver implantado aqui,ao perceber que a extração das riquezas naturais era umagrande possibilidade.Escreveu várias cartas ao Presidente Getúlio Vargas,proferiu palestras,escreveu " O escândalo do petróleo",onde acusava o governo de "não perfurar e não deixar que se perfure” . 
O livro se transformou em campeão de vendas em um mês,esgotando várias edições.
Outra obra de Lobato,“O poço do Visconde”,teoricamente para públicos infanto-juvenis, afirmava: “ninguém acredita na existência do petróleo nesta enorme área de 8,5 milhões de quilômetros quadrados, toda ela circundada pelos poços de petróleo das repúblicas vizinhas”
Mandou artigos apara jornais alertando para a atuação dos trustes e o  perigo que era essa presença , ameaçando a soberania desejada.
Por conta de sua militancia,Monteiro Lobato foi preso.

******
Janeiro de 1939- Por coincidência(existem coincidências?),no município de Lobato(Bahia),o engenheiro Manoel Ignácio Bastos,que trabalhava para a Delegacia de Terras e Minas, encontrou amostras de uma substância negra que, após ser analisada pelos também engenheiros Antonio Joaquim de Souza Carneiro (da Escola Politécnica de São Paulo) e Oscar Cordeiro (da Bolsa de Mercadorias), foi confirmada como sendo petróleo.

A sonda ali instalada pelo DNPM jorrou no que foi considerado o primeiro poço comerciável no Brasil.(foto)
Oscar Cordeiro recebeu as honras pela descoberta mas, em 1965,Dona Diva, a viúva de Manoel Ignácio Bastos ,conseguiu que o falecido engenheiro compartilhasse os créditos pela descoberta e obtivesse o reconhecimento póstumo.

Ainda em1939,o governo Vargas cria o Conselho Nacional do Petróleo (CNP), e aparece a primeira Lei do Petróleo do país, que regulariza todos os estágios da produção, desde a exploração das jazidas até o comércio de petróleo e derivados e que tornou o petróleo patrimônio da União
O petróleo é nosso
"O petróleo é nosso" foi o lema da campanha patrocinada pelo Centro de Estudos e Defesa do Petróleo que dividiu a opinião pública e culminou com a criação da Petrobras .
Uma das plalataformas da Petrobrás
Criada pela lei n° 2004 de 3 de outubro de 1953 a Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobras) , assumiu o monopólio estatal da exploração, do refino e do transporte.
Esse monopólio acabou no governo Fernando Henrique Cardoso, com aprovação da lei n° 9.478, que criou a ANP (Agência Nacional do Petróleo), órgão regulador da indústria do petróleo A ANAP permite a participação do setor privado na pesquisa, exploração, refino, exportação e importação.
 **********
A camada pré-sal
A chamada camada pré-sal é uma faixa de cerca de 800 quilômetros entre os Estados do Espírito Santo e Santa Catarina(foto) sob o leito do mar.Ali se encontram três bacias sedimentares (Espírito Santo, Campos e Santos) O petróleo na área está a profundidades de mais de 7 mil metros, abaixo de uma extensa camada de sal .
Os geólogos explicam que essa camada conserva a qualidade do petróleo.Os poços de petróleo no pré-sal até agora encontrados ,entre outros, são Tupi.Guará,Bem-tevi,Carioca,Júpiter e Iara.
A Petrobrás avalia que apenas na pré-sal TUPI a reserva esteja entre 5 e 8 bilhões de barris de petróleo.A capacidade da CARIOCA deve ser cinco vezes maior,como foi declarado. 

É uma das mais relevantes descobertas dos últimos tempos e atraiu a atenção do mundo para o Brasil

Nenhum comentário:

60 anos do golpe militar

      O golpe de estado de 1º de abril de 1964  foi o prelúdio de 20 “anos de chumbo”, onde a restrição dos direitos individuais, a   censur...

Textos mais visitados