quarta-feira, 28 de agosto de 2013

80 anos do "New Deal" do Presidente Roosevelt


***********

 Hostoriadores, economistas e pesquisadores costumam dividir em duas etapas o programa  que aconteceu  1933 e 1938 :
 A primeira, " Cem Dias Roosevelt " em 1933 focou melhora da situação a curto prazo e sancionou leis de reforma,  de assistência social, regulou o sistema bancário e o sistema agrícola provendo  recursos financeiros através de várias agências governamentais.

 . O "Segundo New Deal",entre  1935 e 1938 destacou a redistribuição de recursos e poder em uma escala maior, com leis sindicais, ênfase na seguridade social e assistência para agricultores e trabalhadores em geral.
A  Suprema Corte decidiu que muitas reformas eram inconstitcionais e algumas partes do programa foram rapidamente substituídas .
O segundo New Deal era muito mais dispendioso do que o primeiro. Aumentou  o déficit público enquanto o desemprego afetava 11 milhões de norte-americanos em 1938

Muitos programas  oriundos do New Deal ainda estão ativos: a Federal Deposit Insurance Corporation (FDIC ), a Federal Housing Administration (FHA) , a Tennessee Valley Authority ( TVA ),o sistema de seguridade Social  e a Comissão de Valores Mobiliários na área de regulação financeira.

********

Resultados do NEW DEAL:


"É um consenso hoje, de que o que de fato reativou a economia norte-americana foi o início da 2ª Guerra Mundial, em 1939, e ainda mais evidentemente após o ataue japonês contra Pearl Harbour e a entrada dos EUA na guerra.
A conversão da economia norte-americana para uma "economia de guerra" e a expansão dos gastos governamentais permitiu superar a crise".

Fonte 

 texto de Osvaldo Coggiola - À Beira do Abismo - na revista História Viva, ed.62, ano VI.


*****************************************

Nenhum comentário:

19. de abril-Dia do índio. ops ! Dia dos Povos Originários do Brasil.

  O Ministério dos Povos Indígenas, ou Ministério dos Povos Originários, foi estabelecido em 11 de janeiro de 2023,sob o governo de Luiz Iná...

Textos mais visitados