segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Celestino V- o outro papa que renunciou



Em 2006, a cantora irlandesa Sinead O'Connor havia rasgado publicamente uma foto de Bento XVI pedindo que renunciasse, devido aos escândalos envolvendo religiosos em assédios  a crianças e jovens,
Em plena segunda-feira de a notícia abaixo deixou-nos a todos -católicos ou não-perplexos.
Texto abaixo é do site terra.com,as imagens  do site Wikipedia

Celestino V





Papa São Celestino V OSB, proveniente da ordem beneditina, foi papa durante alguns meses do ano 1294. Ele nasceu com o nome Pietro Angeleri, conhecido também como Pietro da Morrone 
Falecimento: 19 de maio de 1296, Ferentino
Filiação: Angelo Angelerio, Maria LeoA decisão de Bento XVI de renunciar a seu posto é um evento quase inédito na história da Igreja, o único precedente conhecido remonta há mais de sete séculos com a renúncia voluntária do Papa Celestino Outros papas se retiraram do Pontifício em circunstâncias Outros papas se retiraram do Pontifício em circunstâncias históricas particulares, mas sem uma renúncia propriamente dita.
"São Celestino V renunciou a sua função no mesmo ano de sua eleição, em 1294. Ele vivia como eremita até a sua nomeação como Papa e não se sentiu preparado para assumir a liderança da Igreja.
Bento XVI diante do túmulo de Celestino V
Nascido em 1215, de origem humilde, Pietro del Morrone vivia como monge beneditino em Abruzzo quando o conclave de Perugia anunciou sua eleição, em julho de 1294. A escolha de um desconhecido devia acabar com a guerra entre os guelfos e gibelinos pela sucessão de Nicolau IV, morto dois anos antes.
Pietro del Morrone adotou o nome de Celestino V e transferiu a corte para Nápoles. Mas o novo Papa rapidamente expôs as razões que o impediam de desempenhar suas funções: sua humildade e saúde. Ele abdicou em 13 de dezembro de 1294, em acordo com seus cardeais.
Em 24 de dezembro, o cardeal Bento Gaetani foi eleito para sucedê-lo sob o nome de Bonifácio VIII, mas tentou manter Celestino a seu lado. O monge tentou escapar e se juntar novamente à sua ordem, que passou a adotar o nome de "Celestinos", mas foi capturado pelos guardas do Papa. Celestino V morreu em 1296 e está sepultado na igreja de sua ordem em Aquila."

************************************
h

Um comentário:

Anônimo disse...

Undeniably іmаgine that thаt yοu stated.

Youг favοгitе justіfication
seemeԁ tο be οn the internеt the easiest thіng to tаke intо accοunt оf.
I say to you, Ι dеfinitely get annoyed ωhilѕt other
folks think about issueѕ that thеy ρlаinlу dο not know about.
You managеd tо hit the nail upon thе top as ѕmаrtlу as defined out the entіrе
thing wіthout having sіde effect , peoplе
cаn taκe а signal. Will probably be
again to get more. Thanks

my ωebsitе :: sfgate.Com

19. de abril-Dia do índio. ops ! Dia dos Povos Originários do Brasil.

  O Ministério dos Povos Indígenas, ou Ministério dos Povos Originários, foi estabelecido em 11 de janeiro de 2023,sob o governo de Luiz Iná...

Textos mais visitados