segunda-feira, 9 de maio de 2011

Exposição de papéis de bala no Museu Paulista da USP ( Ipiranga)

Fim do Combo Cultural Outono-Inverno 2011.
Com muitas saudades da infância e de São Paulo.

"Marcas e produtos que foram febre, principalmente na segunda metade do séculoXX, podem ser relembrados pelos visitantes do Museu Paulista da USP, até o dia 22 de maio. Para a mostra “Papel de Bala” foram selecionados 206 rótulos e embalagens de balas, bombons, pirulitos e chicletes.


Essas embalagens e rótulos fazem parte da Coleção Egydio Colombo Filho, doada para o Museu Paulista em 2003. A coleção é composta por 5266 unidades.


Ficam expostos os rótulos e embalagens de produtos que já saíram de circulação e de outros consumidos até hoje – em grande parte “papéis de bala”, que deu origem ao nome da exposição.


Na mostra, o visitante poderá ainda levantar três questões: os sabores preferidos por gerações, a transformação das embalagens e a mudança de costumes.


O Museu Paulista da USP é uma instituição científica, cultural e educacional com atuação no campo da história. Integra a Universidade de São Paulo desde 1963, exercendo pesquisa e envolve a formação e ampliação de coleções"
(divulgação)
*********************

Origem das balas
A origem das balas é meio misteriosa,mas parece que foram inventadas no Oriente Médio, há séculos: uma bala de pistache com cara de jujuba (a Turkish Delight)
As balas, da forma que conhecemos e degustamos hoje, são fabricadas há mais ou menos 350 anos na França e a comercialização da bala de goma no mesmo formato jujuba veio um século depois.

**************
Efigênia Rolim, artesã mineira radicada em Curitiba, "Rainha do Papel de Bala"



Efigênia Ramos Rolim nasceu em Abre Campos, MG em 1931 e,como migrante ,passou por grandes dificuldades na capital do Paraná.

Um dia,naPraça Tiradentes, viu um papel amassado de bombom Sonho de Valsa ,parecendo objeto luminoso.
A partir de então,ela que já era repentista e poeta,passou a trabalhar com aquele material,retalhos, brinquedos abandonados e restos encontrados nas ruas,fazendo verdadeiras belezas com material reciclado .Participa todos os domingos da feira de artes que acontece no centro histórico de Curitiba.
Durante as celebrações dos 500 anos do descobrimento do Brasil,dona Efigênia expôs sua arte no Senado Federal.
Veja o vídeo:
******************************************************************

SERVIÇO


Mostra Papel de Bala

Local: Museu Paulista da USP

Parque da Independência, s/n

Até 22 de maio·de 2011

Visitação: de terça a domingo, das 9 às 17 horas

Ingressos: R$6,00 - estudantes e maiores de 60- R$3,00

Nenhum comentário:

19. de abril-Dia do índio. ops ! Dia dos Povos Originários do Brasil.

  O Ministério dos Povos Indígenas, ou Ministério dos Povos Originários, foi estabelecido em 11 de janeiro de 2023,sob o governo de Luiz Iná...

Textos mais visitados