quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Série "Música de Câmara na Academia Brasileira de Letras"

A Academia Brasileira de Letras e a Petrobras convidam para mais uma edição da série “Música de Câmara"-2010,apresentando Barroco Europeu
Hoje,5a feira, dia 7 de outubro
às 18 horas-Entrada Franca
Grupo SINE NOMINE
Laura Rónai, flauta

Luis Carlos Justi, oboé
Aloysio Fagerlande, fagote
Sula Kossatz, cravo
"O grupo Sine Nomine, criado em 2004, tem vasto repertório que abrange do barroco ao clássico. Já se apresentou em salas tradicionais de concerto do País, bem como em locais onde a música barroca é especialmente apreciada: igrejas e conventos. A formação, composta pela flautista Laura Rónai, pelo oboista Luis Carlos Justi, pelo fagotista Aloysio Fagerlande e pela cravista Sula Kossatz, faz concertos didáticos e apresentações formais. Mesmo nestes últimos, discorrem sobre a música, os compositores e os instrumentos, de forma que os espectadores conheçam um pouco mais do universo da música barroca. Sine Nomine surgiu da realização de um concerto realizado na capela do Hospital Gaffrée Guinle para os internos"(divulgação)
PROGRAMA

Georg Friederich HANDEL
(1685 -1759) Trio-Sonata em ré menor, para flauta, oboé, fagote e cravo Adagio Allegro Affetuoso Allegro
Carl Philipp Emanuel BACH
(1714 - 1788) Sonata em sol menor, para oboé, cravo e fagote Adágio Allegro Tema com variações
Georg Philipp TELEMANN
(1681-1767) Sonata V, em mi menor, flauta, oboé e baixo contínuo Largo Allegro Affettuoso Vivace
Antonio VIVALDI
(ca.1675-1741) Sonata em sol menor, F. XV, no 1, para flauta, oboé, fagote e baixo contínuo Allegro Largo Cantabile Allegro molto *********************************************************

MÚSICA BARROCA

"A música barroca é o estilo musical correlacionado com a época cultural homônima na Europa, que vai desde o surgimento da ópera no século XVII até a morte de Johann Sebastian Bach, em 1750.
Trata-se de uma das épocas musicais de maior extensão, fecunda, revolucionária e importante da música ocidental, e provavelmente também a mais influente.
As características mais importantes são o uso do baixo contínuo, do contraponto e da harmonia tonal, em oposição aos modos gregorianos até então vigentes. Na realidade, trata-se do aproveitamento de apenas dois modos: o modo jônio (modo “maior”) e o modo eólio (modo “menor”).

O APOGEU DA MÚSICA INSTRUMENTAL

Pela primeira vez na história, música e instrumento estão em perfeita igualdade.
Nesse período a instrumentação atinge sua primeira maturidade e grande florescimento. Pela primeira vez surgem gêneros musicais puramente instrumentais, como a suíte e o concerto. Nesta época surge também o virtuosismo, que explora ao máximo o instrumento musical. Johann Sebastian Bach e Dietrich Buxtehude foram os maiores virtuoses do órgão. Jean Philipe Rameau, Domenico Scarlatti e François Couperin eram virtuoses do cravo. Antonio Vivaldi e Arcangelo Corelli eram virtuoses no violino".
(FONTE:Portal São Francisco)

******************************************************



SERVIÇO
PROJETO Música de Câmara na ABL
7 de outubro de 2010
às 18 horas Grupo Sine Nomine apresenta Música Barroca
Teatro R.Magalhães Jr.
Avenida Presidente Wilson,203
Castelo-Rio de Janeiro-RJ
Tel: (21) 39 74 25 00
ENTRADA FRANCA
www.academia.org.br ******************************************************

Nenhum comentário:

25 de abril. 50 anos da Revolução do Cravos em Portugal

    Era uma vez os anos de chumbo do governo do ditador Geisel e a muito jovem senhora politizada deixou seus filhinhos com as avós e partiu...

Textos mais visitados